Fale Conosco

25 de setembro de 2013

Técnicos do Sistema Único de Assistência Social discutem processo de trabalho



Trezentos e vinte técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Paraíba participam nestas quinta e sexta-feira (26 e 27), em Alagoa Grande (Centro de Treinamento dos Professores) e João Pessoa (Hotel Caiçara) de mais uma etapa do Capacita Suas – uma qualificação nacional para os trabalhadores da Rede Suas. Outros 200 profissionais da região de Sousa farão este mesmo curso em outubro.

A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem o objetivo de melhorar o atendimento na rede Suas, com a qualificação dos servidores.

O Capacita Suas na Paraíba foi divido em três cursos, atendendo a públicos diferenciados. O primeiro, com o tema “Introdução para o Provimento dos Serviços e Benefícios Socioasssistenciais do SUAS e Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria”, teve início com aulas teóricas (9 a 12 de setembro), em seguida aulas práticas e agora será a discussão sobre o processo de trabalho no Suas. Este primeiro curso é destinado a técnicos que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Mais dois cursos – Outros dois cursos acontecerão nos próximos meses, com data ainda a ser definida. Um com o tema “Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS”, que será específico para os secretários municipais de assistência social e gestores do fundo municipal de assistência social.

Já o último curso abordará a “Atualização em Indicadores para o diagnóstico e acompanhamento do SUAS e do Brasil Sem Miséria”, destinado a gestores e técnicos de nível superior dos municípios e coordenadores dos Creas e Cras. Nos três cursos serão capacitados na Paraíba 1.545 profissionais que atuam no SUAS.