Fale Conosco

13 de junho de 2011

Técnicos do Projeto Cooperar e da Emater participam de workshop de capacitação na Espep



O Projeto Cooperar e a Emater – PB realizam, a partir desta terça-feira (14) até quinta-feira (16), um workshop de planejamento das ações conjuntas das duas instituições em prol do homem do campo. O evento acontece na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro de Mangabeira, com a participação de 65 técnicos. A abertura será às 8h, no auditório da Espep, com a presença dos seus gestores e do secretário de Agricultura, Marenilson Bezerra.

O objetivo do evento, realizado para técnicos ligados aos escritórios regionais do litoral, cariri e brejo, é nivelar as equipes técnicas sobre os procedimentos adotados, visando uma otimização dos resultados no contexto das ações que serão implementadas, a realização dos futuros convênios do Projeto Cooperar.

Até agora, o Projeto Cooperar finalizou a etapa de realização de 100 convênios com associações e cooperativas das regiões do brejo, borborema, cariri e sertão, atendendo demandas de infraestrutura, tais como construção de cisternas, passagens molhadas e sistemas de irrigação, beneficiando cerca de 4405 famílias.

Os próximos convênios a serem firmados pelo Cooperar são de caráter produtivo e atingirão do 51º ao 100º município mais carente do estado, na ordem de critérios do Índice do Desenvolvimento Humano – IDH, pluviometria e densidade demográfica.

Esta segunda etapa do projeto é precedida pela capacitação dos seus técnicos, através de workshops, para, posteriormente, numa ação conjunta com a Emater, realizar as atividades de campo – como reuniões para a reestruturação dos conselhos municipais e a elaboração de um novo estatuto do homem do campo, para que enfim possa ser realizado o processo de identificação e definição dos beneficiários.

Os workshops de planejamento das ações conjuntas do Projeto Cooperar e Emater para as outras regiões do estado estão previstos para o mês de julho, nas cidades de Patos, Campina Grande, Areia e Sumé.

Arranjo produtivo local: cultura do arroz vermelho

O Cooperar também realizará desta terça-feira (14) até quinta-feira (16) no município de Boa Ventura, uma oficina de nivelamento conceitual e de capacitação imersa – método ITOG, de 17 técnicos e/ou potenciais beneficiários do Projeto do Arroz Vermelho no município.

Assim como nos municípios de Diamante, Aguiar, Santana de Mangueira e Itaporanga – cujas oficinas estão marcadas para datas próximas do mês de junho e julho, esta oficina é fruto de uma solicitação da comunidade afirmando sua potencialidade em um projeto produtivo da cultura do arroz vermelho. A oficina prepara e identifica os potenciais beneficiários dos recursos do Projeto Cooperar para a cultura do arroz vermelho.