Fale Conosco

12 de setembro de 2012

Técnicos do Ideme participam de treinamento com professores do IFPB



Uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) vai proporcionar o aperfeiçoamento dos técnicos do órgão estadual na área de gestão pública. Na última terça-feira (11) ocorreu a primeira palestra obre Geoprocessamento para mais de 40 técnicos paraibanos.

Os professores do IFPB, Homero Jorge Matos de Carvalho, doutor em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Marconi Antão dos Santos, que é mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná, ministraram uma capacitação sobre o Geogrocessamento para em seguida abordar o Cadastro Técnico Imobiliário Multifinalitário.  Os técnicos do Ideme tiveram a oportunidade de conhecer melhor o tema e tirar dúvidas sobre as novas tecnologias, principalmente, com relação às ferramentas utilizadas nas ações e projetos que vem sendo processados e implantados pelo Ideme.

Na oportunidade, o superintendente Mauro Nunes, ressaltou a importância da parceria com o IFPB, onde o Governo do Estado da Paraíba mais uma vez se une ao Governo Federal em prol do desenvolvimento da sociedade. “Trata-se de um entendimento onde as partes interagem em benefício da sociedade, particularmente das Instituições do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais”, disse Mauro.

O Cadastro Técnico Multifinalitário, segundo Mauro, é uma demanda natural das prefeituras, “contará agora com instrumentos modernos e de avançada tecnologia, oferecendo maior agilidade e precisão”. O cadastro possibilita a modernização da gestão administrativa e fiscal, através da base cartográfica e de informações cadastrais dos imóveis e logradouros das áreas urbanas e rurais, entre outros.