João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos do Governo participam de Oficina sobre Topografia Social da Paraíba

segunda-feira, 18 de março de 2013 - 18:44 - Fotos: 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) realiza de  segunda (18) a quarta-feira (20), no Hotel Nord Blue, em João Pessoa, a 1ª  Oficina da Topografia Social da Paraíba. A iniciativa é o pontapé inicial para a construção de uma pesquisa que evidenciará os principais problemas sociais nos 223 municípios paraibanos.

“A primeira oficina é um processo importante que é a topografia social que vai delinear as proteções hoje existentes na Paraíba, qual o grau de proteção social nos municípios, como podemos ampliar essa proteção à criança, ao idoso, pessoas com deficiência, às mulheres vítimas de violência. Então esse mapa vai trazer esse retrato. Queremos ofertar serviços e programas as pessoas em seus territórios”, explicou a secretária.

Ela ressaltou que a iniciativa é pioneira no Brasil. “Mais uma vez a Paraíba partindo na frente com este estudo da topografia social da Paraíba, logo em seguida, deveremos apresentar o modelo aos demais estados”, destacou. 

Palestras – Pela manhã, foi realizada a palestra sobre o projeto Proteção Social e Gestão Intersetorial de Territórios de vulnerabilidade social do Estado, com a consultora da Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (CEDEST/PUC de São Paulo), professora doutora Dirce Koga.

“Como o próprio nome diz, vamos conhecer as desigualdades e diferenças do Estado da Paraíba. É um trabalho que foi inspirado pela topografia que foi feita para João Pessoa e o objetivo é a partir desse retrato a gente também ter uma perspectiva de como está sendo a proteção social na Paraíba”, disse.

Participaram do evento, pela manhã, técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, do Orçamento Democrático, do Ideme, Saúde, Educação, da Cehap, Fapesq-PB e professores da Universidade Federal da Paraíba (PROCAD/PPGSS/UFPB).

No período da tarde, foi realizada, em parceria com a UFPB, a aula inaugural do programa de Pós Graduação em Serviço Social, que teve como tema “Sentidos Territoriais e Gestão das Políticas Sociais”, proferido pela professora doutora Dirce Korga. 

Programação –

Terça- Feira:

08h30 - Construção de Banco de dados para Georreferenciamento

Responsáveis: Dr.Antonio Miguel (INPE)

José ConstantinoJunior (Pesquisador AGEU-PE)

- Aproximação base de dados: IBGE e CADÚNICO

- Apresentação/ discussão das famílias beneficiárias:

Profa. Marinalva Conserva

Tiago Ieno: Cadunico

Patrícia Martins (SEDH)

12h30 - Almoço

14h : Dimensionamento dos produtos/Metas e etapas do Projeto – Planejamento das ações e recursos

-Proposta: Cronograma de execução

 

Quarta- feira

8h30 - Avaliação da oficina e encaminhamentos das ações do projeto.