João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola visitam as ações do Procase

sexta-feira, 4 de agosto de 2017 - 17:09 - Fotos: 

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) está realizando missão de avaliação das ações do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – Procase na Paraíba. Como parte da programação da missão no Estado, os técnicos realizaram visitas a algumas comunidades rurais que recebem ações do projeto.

Na última quarta-feira (2), a equipe do Fida esteve na barragem do plano emergencial do Angiquinho, no município de Monteiro, onde também visitou a cooperativa Capribom, na qual nove associações de caprinocultores da região se reuniram para uma conversa sobre o mercado para caprinocultura no cariri.

Os técnicos do Fida estiveram também no Assentamento Xique-Xique, onde cerca de 40 famílias estão sendo beneficiadas com a perfuração de poço e implantação de um hectare de produção de forragem, além da construção de um viveiro de mudas para plantas nativas e hortaliças, e de capacitações na área de caprinocultura; além de conhecer a produção e comercialização de artesanato em renda renascença, nas cidades de São João do Tigre e Camalaú.

Na quinta-feira (3), os técnicos visitaram o projeto produtivo do assentamento Juá, no município de Taperoá, onde as ações do Procase estão promovendo a criação de um viveiro de mudas, a aquisição de equipamentos, perfuração de poço e construção de cisterna, além da implementação de um campo de forragem com kit de irrigação. A comunidade também foi contemplada com a aquisição de matrizes e reprodutores para caprinocultura e com ações de capacitação.

O Fida visitou ainda o Projeto Produtivo e a Unidade de Aprendizagem que vem sendo desenvolvido em uma comunidade quilombola no município de Livramento, além do projeto produtivo em caprinocultura implantado no Assentamento Quilombola Pitombeira, no município de Várzea. Os técnicos estiveram também na Associação das Louceiras Negras do Quilombo do Talhado, município de Santa Luzia, onde a comunidade está sendo beneficiada com a perfuração de poço e reforma do galpão e forno para confecção das peças artesanais, aquisição de máquinas e equipamentos, e ações de capacitação na área de comercialização e marketing.

Nesta sexta-feira (4), os técnicos retornaram das visitas de campo, e se reúnem com a equipe do Procase, e com o coordenador do projeto, Aristeu Chaves. O objetivo da reunião é abordar as impressões do Fida acerca do desenvolvimento dos projetos executados no Estado da Paraíba.

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – Procase é resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – Fida, organismo das Nações Unidas – ONU, beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano. O Procase visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.