João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos do Fida e Procase aprovam projetos de agricultores familiares assessorados pela Emater

segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 15:20 - Fotos: 

Representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) visitaram a Associação da Comunidade Capoeiras em Cubati, que está pleiteando um projeto de apoio à fruticultura do município junto ao Procase. Nesse projeto, a associação requer o financiamento dos equipamentos para a casa de beneficiamento, construída em 2011 por um programa da Petrobras, e a construção de um viveiro para produção de mudas frutíferas, além do processo de capacitações que a comunidade receberá durante a execução do projeto.

Para a tesoureira da associação, Maria das Dores, os equipamentos contribuirão para produzir com eficácia e dentro dos princípios sanitários, além de alavancar a produção de polpa, doces, geleias, entre outros produtos. “Com isso, será possível aumentar a renda das famílias diretamente beneficiadas, sem deixar de lado o ambiental com a produção de mudas para aumentar a produção e recuperar as áreas desmatadas”, comentou.

Esse projeto e mais dois, um de apoio à apicultura e outro de apoio à plantas medicinais em consórcio com hortaliças, foram elaborados pelo técnico da Emater local com o apoio da equipe regional de Picuí.

O assessor de crédito regional, Johannes Medeiros, e o técnico local Márcio José estiveram presentes e esclareceram os questionamentos na área técnica dos projetos feitos pelos representantes do Fida. Durante a avaliação, o gerente do Fida, Ivan Cossio, destacou a potencialidade da região para a produção agrícola. “Percebemos que a região tem produção, conhecimento, organização, capacidade e não podemos deixar de apoiar esses projetos”, disse. Ele enfatizou ainda que a forma de construção do projeto, com a participação da comunidade, dentro de uma dinâmica construtivista que deixa clara a apropriação do processo por parte do grupo, faz toda diferença.

Já a equipe do Procase parabenizou a comunidade pelo avanço da atividade, pelo nível de organização e de conhecimento e destacou a contribuição da Emater Paraíba na construção dos projetos como das ações dos demais parceiros que atuam na comunidade, inclusive com outros projetos e programas que contribuíram com o fortalecimento da atividade e da associação.