João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos do Cooperar e Banco Mundial conhecem nova estratégia de convivência com o semiárido

quarta-feira, 27 de maio de 2015 - 17:28 - Fotos: 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou aos técnicos do Projeto Cooperar e Banco Mundial o programa Sertão Empreendedor, que visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido através de tecnologias e meios de convivência com a seca, como a implantação de barragens subterrâneas, cisternas tipo calçadão, implantação de culturas resistentes à falta de chuvas, criação de animais, entre outros.

A agenda foi proposta pelo Cooperar que participa até a próxima sexta-feira (29) de uma missão com especialistas do Banco Mundial a fim de ultimarem detalhes para a preparação do Projeto Paraíba Rural Sustentável, objeto de acordo de empréstimo do Governo do Estado com a instituição financeira, que deverá ser assinado até o início do segundo semestre deste ano.

O PB Rural Sustentável vai priorizar a implantação de estratégias para reduzir a vulnerabilidade agroclimática e acesso à água nos próximos seis anos na Paraíba, por isso, espera incorporar atividades exitosas, já desenvolvidas por outras instituições como o Senar-PB.

Uma das frentes de trabalho do Senar está voltada à formação continuada da população que reside nas comunidades rurais e na Paraíba onde dois polos de treinamento já estão em pleno funcionamento, em João Pessoa e Alagoa Grande, por entender que é preciso preparar esse público para a adoção das novas tecnologias e garantir a efetividade na sua implantação. “Hoje temos 13 turmas, mas a nossa meta é chegar a 40”, lembrou o presidente do Sistema Faepa/Senar, Mário Borba.

Para o gestor do Cooperar, Roberto Vital, há potencial de que na implementação do PB Rural Sustentável sejam identificadas e aprofundadas interfaces importantes, seja no âmbito das alianças produtivas, sejam nas ações de redução de vulnerabilidade agroclimáticas.

O Programa Sertão Empreendedor vem sendo executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).