João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos de todo País discutem redes temáticas de apoio a agricultura familiar

terça-feira, 29 de outubro de 2013 - 10:42 - Fotos: 

Extensionistas de 17 Estados discutem até a sexta-feira (1), na Paraíba, o Plano Nacional de Formação da categoria. Eles estão participando do Encontro Nacional de Rede Temática de Metodologias Participativas, organizado pela Emater-PB com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo dessas redes é oferecer mais apoio para a agricultura familiar.

Na abertura do evento, na segunda-feira (28), que contou com a participação do consultor da Coordenação de Formação da Assistência Técnica Rural do MDA, Vilmar Matter, o presidente da Emater-PB, Geovanni Medeiros Costa, destacou o trabalho de assessoramento aos agricultores familiares que é desenvolvimento na Paraíba, seguindo as orientações da política do Governo do Estado para o setor.

Ele fez uma explanação sobre os resultados obtidos durante o ano passado, e abordou as ações que vêm sendo executadas até o momento, sobretudo com relação às Jornadas de Inclusão Produtivas que permitem as famílias agrícolas acesso aos diferentes serviços.

Durante cinco dias, os participantes realizarão rodadas de debates e discussões sobre os serviços de assistência técnica e extensão e as metodologias utilizadas. Conforme a coordenadora do evento, a engenheira agrônoma da Emater Estelita de Andrade Lopes, as discussões abordarão as experiências, dificuldades e avanços nos últimos anos, considerando a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Integrando o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), as Redes Temáticas de Metodologias Participativas procuram garantir conhecimento para as famílias agricultoras como agentes nas decisões em suas unidades produtivas, permitindo a segurança hídrica, alimentar, econômica e ambiental.

Os integrantes da rede na Paraíba são os extensionistas Keila Deininger, Estelita de Andrade Lopes e Paulo Magalhães Uchôa. Estão sendo avaliadas as principais ações que estão em articulação com as demais redes temáticas, apoio na criação de redes estaduais, discussão e aprofundamento sobre conceito de metodologias participativas, planejamento de ações envolvendo temas e apoio na elaboração de convênios perante as organizações governamentais e não-governamentais.