Fale Conosco

20 de maio de 2013

Técnicos de Pernambuco conhecem ações desenvolvidas pela Emater



Um grupo de 35 técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) estarão nesta terça-feira (21) em Campina Grande, para conhecer os trabalhos de assessoramento da Emater Paraíba junto aos agricultores familiares. O intercâmbio foi acertado entre as diretorias das empresas de extensão rural dos dois Estados, segundo informou o presidente Geovanni Medeiros, destacando a importância desta parceria como sendo o reconhecimento do trabalho realizado pelo corpo de servidores da Emater.

De acordo com Geovanni Medeiros, a visita tem uma importância técnica como dinamizadora do processo de organização social, da produção e geração de renda. O grupo vai observar a organização social de mulheres e sua inclusão na geração de renda. Ele destacou que é um momento para compartilhar experiência com foco na organização social e na comercialização dos produtos de artesanatos.

A programação da visita consta de uma explanação acerca do funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Atividades de Assistência Técnica e ExtensãoRural (Sigater), implantado na atual gestão, ferramenta que garante a eficiência no diagnóstico das propriedades rurais e na capacidade de informações da agricultura familiar e de sua produção agrícola. Permite, também, acompanhar a evolução dos indicadores sociais, econômicos e ambientais e de avaliação do trabalho da extensão rural.

Também irá conhecer o Clube de Mães Iracema Cosme da Silva, na comunidade Serra de Joaquim Vieira, na zona rural de Campina Grande, que congrega 50 agricultoras que trabalham com artesanato. No local, haverá exposição de trabalhos e será feito um resgate histórico da organização das atividades diárias das artesãs.

Os trabalhos que serão visitados têm a assessoria da extensionista social Alvair de Macedo e da assessora estadual de Cooperativismo, Vitoria Vitor, do escritório regional da Emater em Campina Grande. Leyla Leal e Estelita Lopes, dos escritórios regionais de João Pessoa e do estadual, estarão presentes ao evento.