João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos de laboratórios são capacitados sobre coleta de amostras para exames

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 - 08:49 - Fotos: 

O seminário para o lançamento do “Manual de Coleta, Acondicionamento e Transporte de amostras biológicas para exames laboratoriais” reuniu 230 participantes, entre profissionais da saúde dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica dos municípios e das Gerências Regionais de Saúde, além dos Núcleos hospitalares de Vigilância Epidemiológica e  Laboratórios, nessa quinta-feira (4), no auditório da Asplan, na Capital.

O evento foi promovido pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência de Vigilância em Saúde (Gevs). O manual será disponibilizado na próxima semana, em versão online, no portal da SES (www.ses.pb.gov.br).

“Vimos a necessidade desta capacitação porque percebemos alguns problemas no acondicionamento de algumas amostras. Por exemplo, amostras para exames de coqueluche têm que chegar ao Lacen acondicionada em temperatura ambiente. Caso contrário, o resultado do exame fica comprometido e o paciente não tem uma resposta satisfatória, fora o que se gasta com diária de funcionário, combustível e manutenção de veículos”, explicou a diretora técnica do Lacen-PB, Gerlania Sarmento.

Uma das participantes do seminário foi a gerente da Gerência Regional de Cajazeiras, Edjane Leite. “Eventos como este são muito importantes porque como as gerências são referência captam os novos ensinamentos e repassam aos outros municípios que não puderam participar”, disse.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, do município de Lagoa Seca, Regina Célia Lisboa, destacou como mais importante a troca de ideias. “Durante o seminário também foi apresentada a situação epidemiológica dos outros municípios, o que nos proporciona fazer parâmetros e, posteriormente, trocar ideias com as outras localidades”, falou.

Segundo a diretora técnica do Lacen-PB, Gerlania Sarmento, a intenção é realizar, em 2015, capacitações semelhantes por Gerência Regional de Saúde, contemplando os profissionais de todos os municípios.

Lacen-PB – O laboratório, localizado em João Pessoa, no bairro de Cruz das Armas, é referência estadual para diagnósticos de doenças infecciosas, com ênfase para as doenças de notificação compulsória e de interesse epidemiológico, sanitário e ambiental.

Tem como missão realizar análises laboratoriais com qualidade, confiabilidade, agilidade e respeito à cidadania, visando gerar informações à tomada de decisões em vigilância em saúde, como também monitorar e supervisionar as atividades desenvolvidas em todos os níveis da Rede Estadual de Laboratórios.

Maiores informações poderão ser obtidas através dos telefones 3218-5924 e 3218-5922.