João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos da Superintendência visitam Campina Grande, Taperoá e Araruna, até sexta-feira

segunda-feira, 19 de outubro de 2009 - 16:23 - Fotos: 
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) iniciou nesta segunda-feira a 1ª Caravana Ecológica, cujos objetivos são divulgar a lei ‘Aprender a cuidar do que é nosso’ (Lei Estadual 8.337, sancionada pelo governador José Maranhão a 27 de março deste ano) e realizar ações de preservação ambiental em municípios paraibanos.

O projeto Caravana Ecológica contempla em sua programação três momentos. O primeiro, a ser realizado nestas segunda (19) e terça-feira (20) no município de Campina Grande, onde a Sudema estará reunindo 21 municípios selecionados no Pólo II para realização do Módulo I da capacitação oferecida pelo Ministério do Meio Ambiente, através da Superintendência estadual. Esta iniciativa beneficiará 65 municípios paraibanos.

No segundo momento, a Caravana segue com destino a cidade de Taperoá, onde acontecerá o Programa de Sensibilização sobre Gerenciamento dos Resíduos Sólidos com palestras, mesa redonda e visita técnica. A programação contará também com a inauguração da primeira célula do aterro sanitário daquele município, como também o lançamento da coleta seletiva do lixo.

Na quinta-feira (22), a Caravana volta a Campina Grande e realiza um encontro onde serão discutidas soluções para os problemas de degradação ambiental causado a partir da atividade de produção do caulim. A atividade tem preocupado a Sudema, devido aos impactos negativos gerados, uma vez que o caulim é um minério rico no solo paraibano e tem sido extraído em larga escala.

A Caravana Ecológica tem o seu terceiro e último momento na sexta-feira 23, no município de Araruna, onde haverá a apresentação do projeto e também da Unidade de Conservação do Parque Estadual Pedra da Boca, outra área de atuação da Sudema que procura estar sempre presente em todos os municípios paraibanos, difundido a importância de se preservar os recursos naturais.

Programação da Caravana Ecológica

Início das atividades

Dias 19 e 20/10 – Campina Grande (Pólo II)
Evento: Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais
– Realização do Módulo I – Pólo II  21 Municípios
 
Dia 21/10 – Taperoá
Evento: Programa de Sensibilização sobre Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
– Palestra, mesa redonda, visita técnica
– Inauguração da primeira célula do aterro sanitário e lançamento da coleta seletiva de lixo

Dia 22/10 – Campina Grande
Evento: Encontro de soluções. Tema – Caulim
– Apresentação de três propostas

Dia 23/10 – Araruna
– Apresentação do Projeto Caravana Ecológica
– Palestra para os formadores de opinião
– Apresentação da Unidade de Conservação da Pedra da Boca
– Atividade de Educação Ambiental para comunidade escolar (docente e discente)

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da Sudema