Fale Conosco

14 de maio de 2009

Técnicos da Seplag visitam ‘Vaca Mecânica’



Representantes dos fundos de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (FDE) e de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep), ligados à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), visitaram a Padaria Usina Mimo do Céu na quarta-feira (13), empreendimento que abriga, segundo seus coordenadores, a última ‘Vaca Mecânica’ em funcionamento em João Pessoa.

A padaria está localizada no bairro de Jaguaribe, mais precisamente na Avenida João Machado, atende 22 comunidades da Capital e mais três instituições, fazendo a entrega de pão e leite de soja. É mantida em parceria entre o FDE e a Ação Social da Arquidiocese da Paraíba (ASA).

Hoje, o FDE disponibiliza para a padaria R$ 550 mil, sendo R$ 17 mil de contrapartida da entidade. O programa utiliza os recursos para a aquisição de insumos e, em média, são adquiridos cerca de 300 sacas de 60 quilos de soja.

Segundo o padre Egídio de Carvalho Neto, coordenador do programa, são atendidas crianças até seis anos, idosos, deficientes e gestantes até dar a luz. A produção média está em torno de 4.300 pães e 763 litros de leite de soja. Entre as instituições beneficiadas estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Albergue do Estado e o CAO (que acolhe adolescentes infratores).

As pastorais do Pão e do Leite e do Idoso fazem o cadastramento dos atendidos e cada comunidade tem um coordenador que é responsável por fazer a distribuição dos pães e do leite. A soja é rica em proteína, vitamina C, vitamina A e carboidrato. A padaria fica aberta até às 17h.

Esteve presente à visita, representando o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Ademir Alves de Melo, o assessor parlamentar do secretário, Iedo Leite Fontes, mais a contadora do Funcep, Eliane Cavalcante Lopes de Sousa e a gerente-executiva do Fundo de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (FDE), Verônica Claudino Chaves.