Fale Conosco

7 de abril de 2014

Técnicos da Paraíba participam de curso sobre manejo de caprinos



Mais de 10 técnicos da Emater Paraíba, entre eles médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, e técnicos agrícolas, estão sendo enviados pelo Governo do Estado para participar, em Sobral, no Ceará, do segundo módulo do curso Atualização em Produção de Ruminantes no Semiárido, com foco em diagnóstico, intervenção na propriedade, manejo de caprinos e ovinos de corte.

O evento, que começa nesta segunda- feira (7) e vai até quarta-feira (9), na sede da Embrapa, faz parte do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para Médios Produtores do Semiárido, executado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Embrapa, que, por meio da recém-criada Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), vai ajudar as instituições de extensão rural pública a levarem conhecimento de qualidade ao médio produtor rural brasileiro.

O objetivo principal, segundo o coordenador de Operações da Emater Paraíba, Jailson Lopes da Penha, é capacitar extensionistas sobre conservação de alimentos para animais, reserva estratégica de água para produção agropecuária e manejos zootécnico e sanitário de caprinos, de ovinos e de bovinos de leite. Ao final dos cursos, eles irão repassar os conhecimentos adquiridos para demais técnicos das Emateres e médios produtores rurais.

O curso foi dividido em três etapas: A primeira (Reserva estratégica de água e de alimentação animal, ocorreu em março na cidade de Petrolina/PE. A segunda ( Intervenção na propriedade, manejo de cria, de caprinos e ovinos de corte) acontece na próxima semana e a terceira e última denominada de Atualização em pecuária de leite, será em Parnaíba /PI, na primeira quinzena de maio vindouro.

Para o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, os cursos, além de permitirem grandes melhorias na produção da região Semiárida, vão fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural do Nordeste.

Participaram da primeira etapa, 44 técnicos das Emateres da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Eles foram capacitados em Estratégias de captação, armazenamento e utilização de água, reserva estratégica de alimentos para a produção animal; Adaptações de outras tecnologias à região, como a integração lavoura- pecuária- floresta; Alternativas alimentares para ruminantes; Características dos solos no Semiárido, dentre outros temas apresentados.

A equipe da Paraíba é formada pelos extensionistas José Bezerra de Araújo Filho, José Wilson da Silva Barbosa, Francisco Pinto Ramalho, Ernani José Costa Diniz, Benedito Ferreira Bonifácio, José Edson da Silveira, José Everaldo Cadena Hermano Severino de Araújo, José Vespúcio de Sousa da Nóbrega, Flavio Marcilio Domingos de Sousa, Aldenor Tomás de Aquino e Ernande Felix de Pontes, integrantes das regionais de Patos, Pombal, Itaporanga, Sousa e Cajazeiras e também da Emater Estadual.