João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos da Fundac participam de capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência

terça-feira, 24 de março de 2015 - 16:42 - Fotos: 

Representantes da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente iniciaram capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Sipia/Sinase, na manhã desta terça-feira (24), na Escola Normal Estadual Professora Maria Carmo Miranda, em João Pessoa. A oficina, destinada a 25 técnicos que trabalham nas unidades socioeducativas da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida”, acontecerá durante dois dias (24 e 25), terá 16h de carga horária, e visa à implantação do Sistema de Informação na Paraíba.

A capacitação está sendo ministrada por duas consultoras do Sistema de Informação para a Infância e Juventude – Sipia, sendo uma local, Daniela Bezerra Rodrigues, e uma nacional, Izildinha Nunes. Segundo Daniela Rodrigues, o objetivo da oficina é capacitar os técnicos no Sistema de Informação, para que funcione de forma integral no Estado.

O Sipia funciona como um portal de informações na internet e permite o registro diário de todos os atendimentos realizados aos adolescentes em conflito com a lei. “A Paraíba já tem um conhecimento geral sobre o Sistema. Estamos na fase de implantação e a oficina serve para que os técnicos percebam a importância da integralidade do uso”, explicou a consultora local, Daniela Rodrigues.

Para a presidenta da Fundac, Sandra Marrocos, a proposta da oficina do Sipia/Sinase só vem contribuir com o intuito da Fundação em agilizar a implantação do sistema no estado da Paraíba. “Sabemos da importância da catalogação de dados reais para a política pública. O nosso desafio é implantar o Sistema de Informação, de forma real e concreta, o mais rápido possível.”, disse Sandra.

Segundo Izildinha Nunes, consultora nacional do Sipia, o plano é capacitar os profissionais de todas as Regiões até o final de 2015, para que seja iniciada a implantação do Sistema Padrão em todo o País. “A proposta é que o Brasil todo use o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência, tanto no meio aberto, quanto no fechado”, disse a consultora.

Na Paraíba, a administração do Sipia/Sinase do meio fechado, aberto e do Conselho Tutelar é de responsabilidade do técnico da Fundac, Dorivaldo Júnior, que está encarregado de monitorar e otimizar, daqui para frente, a implantação do Sipia no Estado.