Fale Conosco

1 de fevereiro de 2013

Técnicos da Fundac debatem ações com Conselho de Mães do CEJ



A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac-PB) realizou a primeira reunião do ano do Conselho de Mães dos jovens internos do Centro Educacional do Jovem (CEJ). Técnicos da Fundac, direção do CEJ, mães, pais e internos debateram as ações a serem implantadas na unidade.

Na pauta da reunião, a programação dos cursos profissionalizantes, com início das aulas previsto para o dia 7 de fevereiro na Escola Almirante Saldanha (que atende os jovens internos das unidades de João Pessoa), reforço escolar à noite, sessão de cinema e novas oficinas de arte – percussão com músico paraibano Escurinho.

Para a diretora técnica da Fundac-PB, Denise Miranda, a reunião entre técnicos da Fundac e o Conselho é uma atividade que busca enxergar a política de medida socioeducativa para além das paredes do Centro. “Entendemos que a participação da família é fundamental nesse processo. A primeira reunião do ano foi bastante proveitosa, pois nela conseguimos construir um pacto de confiança e de corresponsabilização entre jovens, responsáveis, comunidade e profissionais, elementos fundamentais no processo de ressocialização dos jovens, tanto no período de internação quanto na fase de egressão. A Fundac acredita na construção de uma política pública de medida socioeducativa com a participação efetiva desses segmentos. Estamos felizes e gratificados com essa construção que obviamente é cotidiana”, disse.

A presidente da Fundac-PB, Cassandra Figueiredo, explicou que o Conselho é uma das alternativas que visam a promoção da política de atendimento socioeducativo de acordo com os parâmetros apontados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “Com esse Conselho, queremos propiciar a construção dos vínculos familiares e o fortalecimento dos laços afetivos, além de incentivar a participação da família como colaboradora e parceira nas ações e proposições relativas ao cotidiano do adolescente que se encontra em cumprimento de medida socioeducativa. Acreditamos na ressocialização do adolescente a partir do suporte da base familiar estabelecida”, reforçou Cassandra.

O Conselho de Mães está entre as atividades do Eixo Família, nova Coordenação da Fundac vinculada à Diretoria Técnica, adequando a Fundação às determinações do Sinase. O principal objetivo dessa Coordenação, segundo o Sinase, é “prever atividades de integração para as famílias dos adolescentes, inclusive aqueles oriundos de outros municípios, de modo que a família seja coparticipante do processo pedagógico desenvolvido no programa de atendimento socioeducativo”.