João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos da Emater-RN conhecem experiência de agroindústria de polpa assessorada pela Emater-PB

sexta-feira, 20 de março de 2015 - 17:26 - Fotos: 

Um grupo de 28 técnicos da Emater do Rio Grande do Norte visitou, nesta semana, uma agroindústria de processamento de polpas de frutas no município de Quixaba, para conhecer a realidade do semiárido paraibano e fazer contatos com agricultores familiares que desenvolvem ações de convivência com a estiagem. O empreendimento fica localizado no sítio Pia, na comunidade Serrota Vermelha, e é assessorado pelo escritório da Emater local, pertencente à região administrativa de Patos, no Alto Sertão, que faz parte da Gestão Unificada vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.

A equipe, formada por técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e florestais, tecnólogo de cooperativismo e extensionista social ficou impressionada com a forma sustentável pela qual o agricultor José Medeiros tira o seu sustento e da família dentro da Caatinga. Em seu quintal produtivo, ele cultiva fruteiras como: acerola, seriguela, cajarana, umbu, goiaba, limão, caju e manga, todas utilizadas para o processamento de polpa, que fornece para as feiras livres e programas institucionais, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Apesar de suas limitações, por ser detentor de uma deficiência visual total, o agricultor desenvolve e conduz seu empreendimento com muita desenvoltura, segundo as extensionistas Celiane Medeiros e Tatiana Asahi, que deram boas vindas à equipe visitante e  explicaram todo o processo de comercialização via PAA/Pnae, na unidade produtiva. Na ocasião, os presentes também puderam observar todas as instalações e o cuidado com a manipulação e higienização dos alimentos e utensílios, bem como o armazenamento das polpas, denominada Polpa Express.

A escolha da comunidade visitada foi feita pelo destaque do trabalho realizado pela extensionista social da região, Celiene Medeiros, cuja área social do Regional de Patos vem desenvolvendo nos municípios assessorados  diversas atividades junto com os agricultores familiares.

O coordenador regional da Emater-PB,  Francisco Acácio, disse que os técnicos da Emater-RN “presenciaram uma experiência exitosa, apesar das dificuldades financeiras e do cenário de estiagem prolongada”.  Para os extensionistas da região, o assessoramento pautado na segurança alimentar e nutricional agrega valor ao trabalho da família agricultora, além de configurar  um ponto de partida para o desenvolvimento sustentável, imprescindível à região semiárida.