Fale Conosco

8 de junho de 2012

Técnicos da Emater participam de evento turismo rural na Paraíba



A inclusão do agricultor familiar no sistema de turismo rural está sendo discutido no 4º Simpósio de Turismo Sertanejo e no 1º Congresso Nacional de Turismo Comunitário, que começaram na quarta-feira e se encerram na tarde desta sexta-feira (8) na Universidade Federal da Paraíba , em João Pessoa. Técnicos da Emater da Paraíba e do Piauí participam do evento que tem como tema “Natureza, Cultura e Turismo em Comunidades Rurais”.

Segundo a articuladora de turismo rural da Emater Paraíba, Glaucia Gusmão, o evento tem proporcionado momentos de debates sobre o turismo no Brasil, propondo alternativas para inclusão da população de baixa renda no sistema turístico nacional.

Os temas principais dos debates incluem as potencialidades turísticas regionais e locais, destinos e roteiros turísticos comunitários, as políticas públicas para o turismo sustentável, o turismo social, o ecoturismo, o geoturismo e o turismo rural com ênfase nas estratégias de ação e papel da mídia na promoção com o enfoque para as paisagens naturais e as manifestações da cultura popular.

A extensão rural, pela Rede Temática de Turismo Rural, tem no plano de ação atividades de capacitação de técnicos e agricultores familiares na cadeia produtiva do turismo, como também na identificação de potencialidades em roteiros turísticos alternativos nas unidades de produção familiar.

Essas ações deverão fortalecer a produção, a cultura local e a inclusão social do agricultor familiar. “O simpósio também trouxe embasamentos que servirão de subsídios para uma ação mais eficaz junto aos técnicos e agricultores familiares assistidos pela Emater Paraíba”, comentou Gláucia.

Caprinos – Outro grupo de extensionistas da Emater do Piauí se encontra na Paraíba conhecendo as potencialidades da caprinocultura e o trabalho de assessoramento da Emater junto aos criadores. Antes de se deslocar ao interior, na quarta-feira (6) um grupo de técnicos foi recebido pela direção da Emater. A equipe do Piauí estava acompanhada da assistente social Rita Dantas, articuladora do turismo rural na agricultura familiar.

Os técnicos conheceram no município de Boqueirão o trabalho nas comunidades Perna, Mineiro e Granja Rio, e viajarão a Cabaceiras onde visitarão criadores de caprinos de leite, o artesanato de couro, o Lajedo do Pai Mateus e a usina de leite de cabra Coapecal. Eles conhecerão a organização da Festa do Bode Rei. Visitarão, também, as comunidades Malhada, Campos da Ema e Pai Mateus, em Caturité.