João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos da Emater participam de capacitação no Ceará

quinta-feira, 18 de março de 2010 - 13:50 - Fotos: 
Com o objetivo de estruturar a piscicultura no Estado da Paraíba, doze técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) participam a partir desta segunda (22) até o dia 26 do curso sobre Piscicultura Continental, que será realizado no Centro de Pesquisas em Aqüicultura Rodolfo Von Ihrering, em Pentecoste no Ceará. O Centro, que fica localizado a 100 km da sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), é referência em cursos de capacitação sobre a cultura na região Nordeste.

Por meio de parcerias firmadas entre a Emater-PB, o Ministério da Pesca e Aqüicultura, o Banco do Brasil e o Sebrae, os técnicos da Emater-PB serão treinados para dar assistência técnica aos agricultores do Estado e ainda apoiar os projetos já implantados e os ainda em implantação do Programa Tilápia Paraíba.

De acordo com o assessor estadual de Piscicultura, Lino Gonçalves Nonato, os técnicos que irão participar do curso foram escolhidos a partir de critérios como o potencial piscicola das regiões administrativas onde eles atuam profissionalmente. Durante o curso, os profissionais receberão orientações teóricas e práticas em piscicultura básica que inclui assuntos referentes aos processos que vão desde a distribuição dos alevinos à comercialização.

Na opinião de Lino, o setor de piscicultura ganhou novo impulso com a transformação da Secretaria de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República em Ministério. “Desta forma, faz-se necessário a maior interação entre as instituições de assistência técnica”, disse o assessor de Piscicultura, acrescentando que no Estado da Paraíba o maior destaque junto ao Projeto Tilápia é para os municípios de Sapé, Congo e Camalaú.

Além do assessor estadual de Piscicultura, Lino Gonçalves Nonato, estarão presentes no evento o técnico Fabiano Queiroga da Unidade Operativa (U.O.) de Santa Rita, Flávio Lucena da U. O. de João Pessoa, Cícero Romero da U. O. de Gurjão, Sandro Vicente da U. O. de Prata, Aldenor Tomaz da U. O. de São João do Rio do Peixe, Hilvero Marques da U. O. de Marizópolis, Manoel Alves da U. O. de Bananeiras, Dagmar Dantas da U. O. de Belém do Brejo do Cruz, Leonar de Souza da U. O. de Pombal, Geraldo Braga da U. O. de Piancó e José Ricardo da U. O. de Alcantil.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB