Fale Conosco

19 de novembro de 2012

Técnicos da Emater do Rio Grande do Norte fazem intercâmbio na Paraíba



emater foto jose lins (17)As ações desenvolvidas pela Emater Paraíba chamam a atenção de outros Estados que manifestam interesse de conhecer a condução das atividades. Técnicos do Instituto da Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte chegam à Paraíba nesta terça-feira (20) para troca de experiências sobre os programas aqui executados.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, informou que uma das ações apresentadas à delegação potiguar será o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar. No ano de 2011, houve um aumento de quase 700% na elaboração de projetos pela Emater. Enquanto em 2010 foram atendidos 116 agricultores, em 2011 esse número subiu para 903 famílias contempladas. Foram identificados cerca de 120 produtos da agricultura familiar que devem compor o cardápio da merenda escolar em todo o Estado.

Os técnicos tomarão conhecimento acerca dos contratos e convênios, elaboração de propostas das Chamadas Públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), execução das atividades da Chamada no Território da Borborema e do Cariri, do Programa Brasil Sem Miséria, da Agroindústria, do Cooperativismo, de comercialização como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além de Feiras da Agricultura Familiar e cadastros dos fornecedores do Programa Leite da Paraíba, reconhecido como referência pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para os nove Estados do Nordeste e Norte de Minas Gerais.

Para o chefe do Núcleo de Comercialização e Gestão da Emater (Nuceg), Flávio Müller, o intercâmbio com outras entidades públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) demonstra que as ações da Emater Paraíba destacam-se no cenário nacional. “Todos os esforços em busca da excelência na prestação dos serviços de Ater são méritos dos extensionistas que se dedicam e se comprometem com os resultados da Emater, com responsabilidade e ética, contribuindo assim para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável”, enfatizou.