João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos da Emater do Ceará conhecem Programa Leite da Paraíba

terça-feira, 7 de junho de 2011 - 18:30 - Fotos: 

Evquipe técnica da Emater-CE esteve em Cabaceiras. Foto/Secom-PB

O processo de organização da caprinovinocultura da Paraíba, que continua liderando a produção nacional de leite da cabra com uma produção de 16 mil litros diários, vem despertando o interesse de empresas de extensão rural de todo o país, a exemplo da Emater do Ceará, que esteve na Festa do Bode Rei, realizada em Cabaceiras na semana passada, e cujos técnicos mantiveram reunião nesta segunda-feira (6) com a diretoria da Emater-PB para discutir a troca de experiência.

A equipe técnica da Emater-CE tomou conhecimento das atividades da pecuária de leite de cabra paraibana por meio da explanação feita pelo assessor estadual da caprinocultura da Emater-PB, Everaldo Cadena. Ele explicou como funciona a aquisição pelo Programa do Leite no Estado, que adquire diariamente 14 mil litros diários.

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho desenvolvido no Estado, sobretudo a sistemática de funcionamento do Programa Leite da Paraíba para implantá-lo no Ceará.

Os técnicos cearenses foram informados da existência de cinco abatedouros, sendo que os localizados nos municípios de Monteiro, Mulungu e Conde estão paralisados e os outros dois em construção, em Cabaceiras e Diamante. A instalação de uma unidade de leite em pó está em fase de estudos, o que vai garantir mercado para a produção leiteira, já que a capacidade produtiva prevista é de 25 mil litros diários.

Segundo Everaldo Cadena, o que tem garantido o fortalecimento da atividade é a decisão do Governo do Estado em comprar a produção de leite exclusivamente de criadores paraibanos. Ele considera justo o preço praticado na Paraíba, de R$ 1,30 para o leite de cabra e R$ 0,82 para o leite de vaca. E também defendeu a realização de um calendário de produção programada, na qual o criador está inserido.