João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos da Emater discutem manejo de água para uso em irrigação no semiárido

terça-feira, 2 de abril de 2013 - 15:45 - Fotos: 

A irrigação é uma das atividades agrícolas mais importantes para aumentar a produtividade em período de longa estiagem. Para discutir o tema, a Emater Paraíba realiza, nesta semana, na Fundação Ernani Sátiro, em Patos, o curso sobre irrigação localizada e manejo de água na produção de hortaliças e frutíferas no Semiárido paraibano, com a participação de 25 técnicos.

Segundo os organizadores, o planejamento bem elaborado permite o cultivo irrigado em pequenas áreas, garantindo a produtividade da agricultura familiar e agregando renda. O governo já mantém uma estrutura de apoio por meio dos órgãos vinculados à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, desenvolvendo ações que permitem uma diversificação na produção de frutas e outras culturas.

Com a realização deste curso, os participantes adquirem conhecimentos técnicos e científicos para a elaboração e implantação de projetos de irrigação.  Igualmente com condição de orientar sobre a melhor variedade de frutíferas a serem escolhidas para cultivo, com um adequado sistema de irrigação. Também poderão repassar as técnicas aos proprietários rurais.

Entre os temas abordados destacam-se a verificação dos tipos de solo bons para a produção agrícola mesmo afetados por sais impróprios aos cultivos e como corrigi-los, adubação correta e nutritiva de tipos de solos, importância da matéria orgânica e de cobertura vegetal na melhoria da parte físico-químico dos solos, análises de água para fins de irrigação e a tecnologia para o uso em cultivos com água salobra, entre outros temas relevantes para as práticas agricolas.