João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos da Cinep conhecem o projeto de transposição do São Francisco

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 - 17:37 - Fotos: 
Técnicos da Companhia do Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Cinep) assistiram na tarde desta quinta-feira (17) palestra do coronel reformado do Exército, João Ferreira Filho, sobre a importância da transposição das águas do rio São Francisco para a Paraíba. A palestra acontece 24 horas após a realização de reunião preparatória para o seminário “Águas do Rio São Francisco na Paraíba: sustentabilidade sócio-econômica-ambiental” programado para o próximo dia 22 de março.

Durante a palestra, o coronel, que é engenheiro civil e militar, fez uma explanação da visualização panorâmica dos eixos Norte e Leste da transposição,que vão beneficiar 51 cidades do Estado. João Ferreira Filho apresentou gráficos e slides mostrando a importância do projeto.

Segundo o militar, os municípios beneficiados terão garantia de segurança hídrica representada pela certeza de que haverá água nas torneiras independente ou não de ocorrer inverno, bem como a possibilidade de usar as águas acumuladas nos açudes para a agricultura em vez de perdê-las para evaporação.

Após a palestra e explanação, os técnicos da Cinep discutiram vários pontos com o coronel Ferreira, que falou da necessidade dos gestores públicos da Paraíba cumprirem algumas metas exigidas pelo projeto para os municípios beneficiados, e  exemplificou a implantação do esgotamento sanitário.