João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos ambientais recebem capacitação em administração

terça-feira, 17 de novembro de 2009 - 09:55 - Fotos: 

Mais de sessenta municípios paraibanos estão com representantes no segundo módulo de um curso do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais, promovido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), com o apoio e parceria do Governo Federal através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. O curso, que tem um total de quatro módulos, está acontecendo até esta terça-feira no auditório do Hotel Imperial, pela manhã e à tarde, em João Pessoa.

Para esta segunda etapa da capacitação, o ministrante é o professor Antonio Augusto de Almeida, que aborda o tema Licenciamento Ambiental. O primeiro módulo abordou a Legislação Institucional e Gerenciamento Ambiental, e os dois seguintes são Gestão Urbana e Educação Ambiental, agendado para janeiro do próximo ano, e Setor Produtivo e Fiscalização, no mês seguinte.

Para o superintendente da Sudema, Luiz Antonio Gualberto, esse programa não é propaganda governamental, e sim “uma proposta de mudança comportamental da sociedade perante o conflito ambiental existente atualmente, e, principalmente, no futuro. Temos como exemplo local a desertificação, falta de saneamento, destino final do lixo, etc. Mesmo assim, a Paraíba saiu na frente e estamos tentando chegar aos 100 municípios na capacitação. Para ser um gestor ambiental é necessário que o cidadão seja consciente sobre seu papel na sociedade e responsabilidade ambiental”, explica.

O profissional de gestão ambiental trabalha com a elaboração de projetos que visem preservação do meio ambiente aliada ao progresso. Ele promove o desenvolvimento sustentável, projetando a exploração natural por meio de técnicas não-poluentes, analisando as condições da região, tentando ao máximo diminuir os efeitos da poluição. Sempre tentando recuperar o meio ambiente trabalhando junto à educação e conscientização da população.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema