João Pessoa
Feed de Notícias

Técnica da Sudema ministra curso em Fortaleza

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 - 09:19 - Fotos: 

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) exporta conhecimentos para o Ceará através de um curso ministrado pela química industrial e técnica do órgão ambiental paraibano, Fátima Morosine, entre os dias 21 e 26 de março, no auditório da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-CE), na capital cearense.

O curso Planejamento Ambiental tem como público alvo, professores, assessores, consultores, diretores e técnicos de órgãos públicos ou empresas privadas que desenvolvem projetos, programas e ações na área ambiental, além de estudantes locais.
        
A meta é contribuir para a formação de uma consciência ambiental crítica, apoiando-se em aulas expositivas, exibição de vídeos, dinâmicas de sensibilização, prática interdisciplinar e de campo com visita técnica. No programa constam temas como questão ambiental, conceitos básicos em planejamento, diagnóstico e análise ambiental participativo, alternativas sócio-ambientais, redes de sistemas, prevenção à poluição através do planejamento e atividades práticas.

“O curso objetiva capacitar profissionais da área de meio ambiente e afins, incorporando a dimensão ambiental na formação e reciclagem de profissionais através de informações, oficinas e práticas pedagógicas para que possam atuar com técnicas auxiliando no planejamento e análise de projetos na gestão ambiental”, explica a ministrante. 

Fátima Morosine é química industrial, mestre em desenvolvimento e meio ambiente (UFPB); especialista em gestão ambiental (MMA/ENAP-Brasília); pós- graduada em engenharia sanitária e ambiental (UFPB); especialista em planejamento e administração ambiental (UFBA); técnica da Sudema, onde ocupou cargos de coordenadora de medições ambientais, coordenadora de controle ambiental; coordenadora de educação ambiental e assessora técnica; instrutora da ABES e vice presidente da secção Paraíba; instrutora do SEBRAE do Maranhão e Paraíba; possui trabalhos apresentados e publicados no Brasil e no exterior na área de meio ambiente; membro das equipes de Estudos de Impactos Ambientais – Relatório de Impactos Ambientais (EIA-RIMA) e do Inventário de Resíduos Sólidos do Estado da Paraíba; e membro titular do Conselho de Proteção Ambiental (COPAM-PB).

O auditório da ABES-CE fica na Rua Padre Luís Figueira, 659, Bairro de Aldeota, em Fortaleza. Mais informações pelos números de telefones (85) 99044876 e 87865017, site www.abes-dn.org.br ou endereço abes-ce@abes-dn.org.br .

Alex Márcio, da Assessoria de Comunicação da Sudema