João Pessoa
Feed de Notícias

TCE orienta gestores da administração indireta sobre prestação de contas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 - 16:58 - Fotos: 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) reuniu os gestores da administração indireta do Governo Estadual, na manhã desta quinta-feira (27), em um encontro técnico que teve o objetivo de orientar os novos dirigentes de como encaminhar por meio eletrônico os documentos das prestações de contas. O encontro aconteceu no plenário ministro João Agripino, do TCE, em João Pessoa.

Após breve apresentação do presidente do Tribunal, conselheiro Fernando Catão, técnicos mostraram como funciona o Portal do Gestor e outras páginas do site do TCE. Na próxima segunda-feira (31) a reunião será com os secretários do Governo Estadual, no mesmo local, às 9h. A ideia desses encontros é contribuir para uma gestão eficiente com prestação de contas transparente e disponível em sistemas eletrônicos.

O presidente Fernando Catão afirmou que a reunião técnica serviu para mostrar as novas ferramentas que estão em uso no Tribunal e destacou que existe uma porta aberta de diálogo para orientações e explicações. Ele ressaltou que a prestação de contas por meio eletrônico será utilizado por todos os municípios brasileiros até 2014.

Uma das ferramentas apresentadas pelo conselheiro Fernando Catão foi o GEOPB, um sistema desenvolvimento por técnicos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que possibilita o TCE ter acesso a obras públicas em nível de estado e municípios. Das informações constarão fotos e dados de obras como a qualidade das construções, gastos com a saúde, educação, dentre outras áreas. “Do ponto de vista administrativo, a nova ferramenta será um instrumento de planejamento também para o próprio estado ou municípios”, destacou o presidente do TCE.

Avaliação – O diretor-superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Rodrigo Carvalho, avaliou que a reunião foi bastante produtiva e o Portal do Gestor gera segurança no processo de prestação de contas. Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado é muito importante e, como gestora, vai trabalhar com atenção a todas as regras, todas as leis para que a PBTur não incorra em nenhum erro. O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, disse que é dever dos gestores atuais trabalhar com os sistemas eletrônicos de prestação de contas, o que é bom para o Governo e para todos os dirigentes de órgãos.