João Pessoa
Feed de Notícias

TCE inaugura Centro Cultural Ariano Suassuna construído com apoio do Governo do Estado

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014 - 22:00 - Fotos: 

A cidade de João Pessoa ganhou nesta sexta-feira (19) mais um equipamento destinado à arte, à cultura e ao conhecimento. Com apoio do Governo do Estado, que cedeu o terreno, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) construiu e inaugurou o Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado no bairro de Jaguaribe e anexo à sede do tribunal.

O governador Ricardo Coutinho foi representado na solenidade de inauguração pelo secretário de Comunicação, Luís Tôrres, que recebeu a homenagem do TCE pelo reconhecimento à parceria firmada. Na ocasião, ele destacou a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado em dedicar importante espaço à cultura e à arte. “Este espaço estará aberto à sociedade e o governador Ricardo Coutinho, que em sua gestão tanto investiu na estrutura e na reforma de equipamentos culturais a exemplo do Espaço Cultural José Lins do Rego, não poderia deixar de participar de um espaço tão importante para a cidade e que presta justa homenagem ao grande paraibano Ariano Suassuna”, disse Luís.

O secretário de Estado da Cultura, Chico César, observou que o TCE presta homenagem ao paraibano que lutou a vida inteira por uma cultura brasileira e pelas raízes nordestinas. “É um espaço que deve ser ocupado pela população a começar por Jaguaribe, um bairro que tem uma vida cultural muito intensa. Toda homenagem a Ariano Suassuna é muito bem vinda”, declarou.

Emocionada, a viúva de Ariano Suassuna, Dona Zélia, agradeceu a homenagem. “Está tudo muito lindo, estou comovida”. O filho do casal, Manoel Dantas Suassuna, também participou da solenidade.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, declarou que o TCU também já prestou homenagem a Ariano Suassuna, adiantando que “o povo que não cultiva suas raízes é um povo sem horizonte. Devemos manter a cultura para que se mantenha sua identidade”.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fábio Nogueira, agradeceu aos parceiros do projeto que resultou na construção do Centro Cultural Ariano Suassuna, em especial ao governador Ricardo Coutinho, que autorizou a liberação do terreno para que fosse erguida a obra. “É um verdadeiro elo entre o Tribunal de Contas e a sociedade paraibana. A homenagem a Ariano Suassuna é porque ele é unanimidade”, destaca o presidente do TCE.

O equipamento possui um auditório, que recebeu o nome de “Celso Furtado”, com 420 lugares, o Salão de Exposições “Lynaldo Cavalcanti”; a Escola de Contas “Otacílio Silveira”; e a biblioteca “Otávio de Sá Leitão”.  A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) será a curadora do novo ambiente cultural.