João Pessoa
Feed de Notícias

Taxistas e a população aderem a programa do governo que previde violência no trânsito

quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 17:02 - Fotos: 
A campanha ‘Paz no Trânsito’, lançada nesta terça-feira (18), pelo Governo do Estado, tem na adesão de mais de 1.400 taxistas da Grande João Pessoa, um dos indicadores para seu sucesso. Os condutores de táxis da região metropolitana de João Pessoa são multiplicadores da ação que objetiva prevenir a violência no trânsito. Se traduz em um esforço coletivo (governo e sociedade), em promover a cultura da paz.

O presidente do Sindicato dos Taxistas da Paraíba ((SindTaxi), Edmilson Francisco da Silva, assinou o termo de adesão à campanha ‘Paz no Trânsito’ e avalia que a decisão do Governo chama a atenção para evitar que as pessoas provoquem acidentes no trânsito, destruindo vidas. “Eu parabenizo o governador e toda a equipe e estamos aqui adesivando os taxis”, declarou.

O taxista Adauto Braz, que tem seu ponto de trabalho na Praça Pedro Gondim, bairro da Torre, em João Pessoa, participou da solenidade de lançamento da campanha feito pelo governador José Maranhão na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Mangabeira.  Na opinião de Adauto, a campanha é muito positiva porque vai conscientizar a população sobre os riscos que correm aquelas pessoas que cometem infrações no trânsito, bem como as vítimas que não tem nada a ver com a imprudência de alguém no volante.

Paulo Bento, taxista com ponto na avenida B. Rohan, Centro de João Pessoa, afirma que a iniciativa do Governo do Estado é louvável. As pessoas que dirigem em João Pessoa estão de uma forma geral muito  agressivas no trânsito e a campanha ‘Paz no Trânsito – a gente é que faz’, propõe justamente a conscientização das pessoas para que trafeguem com mais responsabilidade, sem causar acidentes. “É muito positiva esta campanha, eu fico muito grato de ver o governador José Maranhão cada vez mais apresentar propostas que vem beneficiar a população, consolidando a meta de um Governo que tem compromisso com a cidadania, temos que ser cidadãos e respeitar as leis”, declarou Paulo Bento.

Participação da sociedade é fundamental

A Organização Não Governamental, ‘Educar para o Trânsito’, com atuação na cidade de Santa Rita, apóia a campanha lançada pelo Governo do Estado. Luiz Carlos, supervisor de tráfego e coordenador da ONG, revela que ele e os demais voluntários têm percorrido escolas de Santa Rita com o objetivo de educar para o trânsito e educar para a vida. “A  ONG não poderia deixar de participar deste evento e parabenizar o governador José Maranhão pela iniciativa. Luiz Carlos destacou que a participação da sociedade civil é de fundamental importância para o êxito da campanha.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, inspetor Valcir Correa, afirmou que os principais problemas do trânsito são causados por condutores que ingerem bebida alcoólica e de forma irresponsável conduzem algum veículo. A campanha ‘Paz no Trânsito’ é uma importante medida adotada, revelou.

‘Cardápio Táxi’

O Governo do Estado está divulgando também o chamado ‘Cardápio Táxi’, uma relação com os veículos que estarão à disposição dos clientes. A lista estará disponível nos bares e restaurantes já credenciados em outra etapa da campanha. Assinaram a adesão ao ‘Cardápio Táxi’ o SindTáxi, Associação DiskTáxi, Associação Teletáxi, Associação Tambaú, Parahyba Táxi e Turismo, Rádio Táxi PB e Serv Táxi.

O fotógrafo Sérgio Aguiar, 35 anos, há oito anos foi vítima de um motorista embriagado ao volante, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.  Perdeu uma perna e um braço. Na solenidade, ele falou sobre o acidente de que foi vítima e deu graças a Deus estar vivo. Sérgio hoje continua praticando esportes. Ele parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa da campanha que certamente vai ajudar a salvar a vida de muitas pessoas.

Josélio Carneiro, com fotos de Ernane Gomes, da Secom