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20 de agosto de 2013

Taxas cobradas pelos serviços bancários variam até 433%, revela pesquisa do Procon-PB



Antes de escolher o banco no qual pretende abrir uma conta, o consumidor paraibano devem fica atento aos valores cobrados pelos serviços, cuja variação pode chegar a 433%, se acordo com pesquisa realizada pelo Procon Paraíba.

A maior diferença de valores foi verificada na taxa cobrada para o pagamento de contas utilizando a função crédito. Enquanto que no Banco do Brasil a taxa é de R$ 3,00, no Santander o consumidor precisa pagar R$ 16,00 para realizar este tipo de pagamento, uma diferença de R$ 13,00 (433%).

Outro serviço que teve destaque com relação à variação do preço é a confecção de cadastro para início de conta bancária. A diferença verificada entre os bancos é de 107%, variando de R$ 28,50 (no Santander) a R$ 59,00 (no HSBC). Entretanto, para efeito de comparação, foi descartado o Banco do Brasil, onde o consumidor é isento da taxa.

Com relação aos pacotes padronizados, aqueles em que todos os bancos oferecem a mesma cesta de serviços, a variação de preços chega a 52% no pacote Padronizado III (que inclui, entre outros serviços, dez saques por mês, oito extratos mensais e seis transferências entre contas da própria instituição). O menor valor cobrado mensalmente é R$ 15,80, na Caixa Econômica e no HSBC, enquanto que o maior valor é R$ 24,00, no Banco do Nordeste.

A coordenadora de Educação para o Consumo e Pesquisas do Procon-PB, Meriene Soares, alerta que o consumidor deve observar os valores cobrados por pacotes e por serviços isolados e considerar também estes fatores antes de escolher com que instituição financeira quer se relacionar. “Além de observar estes valores, o consumidor deve também refletir sobre que serviços que utiliza mensalmente para não acabar pagando por um pacote mais caro, que contém serviços que ele nem utiliza”, alertou.

Gratuidade – Meriene Soares chamou a atenção ainda para a resolução do Banco Central que estabelece que alguns serviços devem ser oferecidos gratuitamente por todas as instituições financeiras, a exemplo da realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento, e das consultas de saldos e extratos de conta utilizando a internet. “Dependendo do perfil do consumidor e se ele conseguir controlar os serviços que utiliza mensalmente, é possível até não pagar nenhuma taxa de manutenção da conta corrente”, destacou, acrescentando que para não pagar por pacotes e utilizar apenas os serviços gratuitos, o consumidor pode procurar a instituição financeira e fazer a conversão da cesta serviços que atualmente utiliza.

O levantamento completo feito pelo Procon-PB poder ser visto no site do órgão, no link ‘Pesquisa de Preço’, ou na sede do órgão, localizada no Parque Solon de Lucena, Centro de João Pessoa.

Lista de serviços gratuitos que devem ser oferecidos pelo bancos

Com relação à conta corrente de depósito à vista:

Com relação à conta de depósito de poupança:

A regulamentação estabelece também que a realização de saques em terminais de autoatendimento em intervalo de até 30 minutos é considerada como um único evento.