João Pessoa
Feed de Notícias

Tarde diferenciada diverte criançada no Hospital de Trauma de João Pessoa

sexta-feira, 14 de julho de 2017 - 18:34 - Fotos:  Divulgação

A tarde desta sexta-feira (14) foi de muita brincadeira e alegria para os filhos dos colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. O evento aconteceu no auditório da instituição e teve a diversão garantida pela apresentação da trupe de palhaços, Los Iranzi, contando ainda com sorteios e distribuição de lanches e brindes, que abriram sorrisos nos rostos da criançada.

Ana Paula de Carvalho, enfermeira e supervisora do agendamento cirúrgico do hospital, levou os sobrinhos, de nove anos de idade, e destacou que, muitas vezes, os responsáveis não têm condições ou tempo de levar as crianças para uma programação diferenciada nas férias e, com esse momento, isso foi possibilitado. “Eu vejo isso como uma promoção à saúde do trabalhador. Ter esses eventos faz com que as pessoas trabalhem com mais alegria, ao verem que a instituição se importa com elas. Escuto muitas frases como ‘Que bom que o meu trabalho se importa em fazer alguma coisa para mim, para minha família’”, frisou.

A técnica de enfermagem, Calina Lima, levou seu filho, Danilo, para participar das brincadeiras. “É importante que nossos filhos possam conhecer nosso local de trabalho, porque em casa sempre surgem perguntas. Ele já participa de uma colônia de férias, porque eu trabalho todos os dias, mas resolvi trazê-lo para que ele pudesse ter uma atividade diferente, em um ambiente novo”, afirmou.

“Estou gostando muito”. A frase, embora simples, apenas confirmou o que já estava claro com as gargalhadas do pequeno Danilo, de apenas seis anos, mostrando que a ideia da mãe e a iniciativa do hospital foram aprovadas. Durante o espetáculo, enquanto os olhos atentos observavam o teatro, ele não deixava de interagir com os colegas, de dar dicas de como os bonecos do mamulengo deveriam agir e de aproveitar o algodão doce.

Para Efigênia Lino, coordenadora do Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos – NECE da unidade, a palavra que define a importância desse tipo de ação para a valorização do funcionário é motivação. “Penso que a partir do momento que trazemos um evento para os filhos dos funcionários, estamos beneficiando diretamente o nosso colaborador”, ressaltou.

Júnior Iranzi, integrante da família de palhaços, afirmou que, por se tratar de um hospital, o local de trabalho pode, muitas vezes, ter um peso emocional muito grande e essa é uma forma de descontração. “A intenção aqui é, na singeleza, na simplicidade da brincadeira, divertir e emocionar todas as crianças e todos que nos assistem. Através, inclusive, da magia do mamulengo, que é uma ferramenta cultural de fácil acesso e entendimento com o público”, sublinhou.

Após o momento no auditório, o grupo, composto por cinco pessoas, passou na enfermaria pediátrica da unidade de saúde, visitando as crianças internas. “Para essa ação de cunho social que realizamos, damos o nome de ‘Os brincantes sem fronteiras’. A alegria renova a alma e o corpo, através disso a pessoa pode ter uma melhora e, até mesmo, uma cura. Se a pessoa está feliz, ela está forte, então, com certeza, a alegria é um santo remédio”, enfatizou.