João Pessoa
Feed de Notícias

Sustentabilidade é tema de gincana em escola estadual de Campina Grande

terça-feira, 17 de setembro de 2013 - 11:21 - Fotos: 

A Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima realizou, nesse fim de semana, a gincana com o tema sustentabilidade, em Campina Grande. A atividade discutiu a preservação e conservação do patrimônio escolar e integra o projeto desenvolvido por todos os membros da comunidade escolar no ano de 2013, tendo um cunho solidário, científico e pedagógico.

Para a realização do evento, as turmas da escola foram divididas em quatro equipes: Plástico, Papel, Metal e Vidro, identificadas com as cores vermelha, azul, amarela e verde, respectivamente. As atividades da gincana tiveram início no dia 9 de Agosto e a cada semana os alunos deveriam cumprir as tarefas.

A primeira delas foi denominada ‘Sou solidário: Eu apoio a campanha em prol da amamentação’, uma ação desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, na qual os alunos arrecadaram cerca de 200 potes de vidro que foram destinados ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) para a coleta de leite materno. Além dela, os alunos realizaram coleta de pilhas e baterias.

Os resultados das provas foram apresentados no dia 14 de setembro para uma banca de jurados formada por profissionais de diversas áreas. Para a professora de Física da escola, Priscila Carneiro, as atividades auxiliam no processo de construção do aprendizado porque, de maneira mais dinâmica, os alunos conseguem assimilar melhor os conteúdos, principalmente de disciplinas como Física.

Provas – Todas as provas tinham como objetivo sensibilizar os estudantes nas questões relacionadas às práticas sustentáveis e orientá-los quanto a existência de alternativas que não agridam o meio ambiente.

Em uma das provas, a ‘Cidade Verde’, cada equipe deveria construir uma maquete reproduzindo uma cidade com características alternativas, quanto ao abastecimento elétrico com uso de energias alternativas e renováveis.

Já na ‘Filando a Bóia’, os alunos pesquisaram e preparam receitas que tinham como ingredientes apenas alimentos que normalmente não são utilizados na cozinha tradicional, como cascas e sementes. Diversas outras competições foram realizadas, como a Paródia, ComCiência Seletiva, Minha Semente, Mascote Sustentável, e outras.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima é uma das escolas onde funciona o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi). Atualmente, a rede estadual conta com 48 escolas funcionando com o Proemi, beneficiando a 26.876 alunos nas 13 Gerências Regionais de Educação (GREs). Eles ficam na escola no período integral, ou seja, das 7h às 16h30, e têm direito a lanche e almoço. Pela manhã, os alunos assistem às aulas do currículo regular e à tarde realizam atividades dentro de oito macrocampos.