João Pessoa
Feed de Notícias

Supervisores de campo e agentes de endemias passam por atualização no uso de larvicida

quinta-feira, 23 de agosto de 2012 - 16:56 - Fotos: 

Cerca de 70 supervisores de campo e agentes de endemias dos municípios da regional de Patos participaram, na manhã desta quinta-feira (23), no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, de uma atualização sobre o uso do larvicida Diflubenzuron, utilizado no combate às larvas do mosquito Aedes aegypti.

A atualização na manipulação desse larvicida foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), porque os estoques do Novaluron estão zerados no Brasil. O Novaluron, mais eficaz no combate às larvas do Aedes, foi introduzido no Brasil em substituição ao  Diflubenzuron.

Devido à falta do Novaluron, cujos estoques podem ser normalizados somente no final do ano, o Diflubenzuron voltou a fazer parte da rotina de trabalho de campo na luta contra a dengue, sendo essa capacitação uma recomendação do Ministério da Saúde, voltada especialmente para agentes de endemias que ainda não haviam manipulado o Diflubenzuron e desconhecem a metodologia de aplicação do larvicida.

A qualificação de hoje teve como facilitadores Ruberval Montenegro e José Hamilton Venâncio, do Núcleo de Entomologia e Pesquisas Operacionais da Secretaria de Estado da Saúde.