Fale Conosco

6 de maio de 2009

Superintendente da Sudene agenda visita à Paraíba



O superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Paulo Sérgio de Noronha, garantiu ao secretário do Planejamento e Gestão, Ademir Alves de Melo, que virá ao Estado ouvir diretamente do governador José Maranhão quais os pleitos da Paraíba que devem entrar no Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Nordeste (PRDNE).

O convite foi feito e aceito – a data ainda não foi acertada – quando o secretário esteve na Sudene, no último dia 29. “Fomos recebidos pelo superintendente e cobramos que o Plano Estratégico do Desenvolvimento Regional do Nordeste fosse discutido nos Estados, tal como aconteceu em outra administração da Sudene”, contou Melo.

O secretário afirmou, durante a visita, que não se sentia à vontade em apresentar os projetos estruturantes da Paraíba sem uma participação do Governo do Estado com a Sudene. Por isso sugeriu a presença do superintendente com sua equipe técnica na Paraíba, com a possível brevidade, para que fossem apresentados à sociedade paraibana outros planos estratégicos que devam merecer o apoio da Sudene, do Ministério da Integração e do Governo Federal.

Pleitos – Entre os pleitos já apresentados pelo secretário durante a visita à Sudene, pelo menos um foi tido com grande dificuldade: a passagem da Transnordestina no estado.

“O superintendente lembrou que a Transnordestina é um empreendimento privado e que somente através de negociação do governador com o presidente e a empresa poderia haver alguma alteração no projeto. Naturalmente que o interesse empresarial deve ajustar-se também aos interesses sociais dos Estados. Mas há pouco a fazer”, explicou Melo.

Segundo o secretário, o superintendente afirmou que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também tentou fazer com que um braço da Transnordestina se estendesse até a cidade de Petrolina, mas não foi bem sucedido. “Contudo, esse é um caso ainda em aberto”, opina o secretário.