Fale Conosco

10 de agosto de 2012

Sudema treina técnicos para analisar impacto da poluição atmosférica



PrintA Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) vai realizar um treinamento sobre os fundamentos físicos de dispersão atmosférica de poluentes. A capacitação acontece entre os dias 20 e 22 deste mês, em uma fábrica de cerâmica da região metropolitana de João Pessoa.

O treinamento é voltado aos técnicos da Sudema e da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e será composto de duas etapas: fundamentos teóricos sobre os processos de dispersão na atmosfera; modelagem de dispersão atmosférica (estudo para verificar o impacto da poluição em determinada região, por um determinado período). Dentro desses fundamentos teóricos serão apresentados conceitos sobre a atmosfera e a composição química do ar; radiação solar, reação fotoquímica no meio urbano; circulação geral da atmosfera; estabilidade atmosférica; inversão térmica e altura da camada de mistura; vento de superfície, interpretação, elaboração de rosas de vento; análise do efeito de topografia.

A modelagem atmosférica é de fundamental importância para a análise dos possíveis impactos ambientais causados pela implantação de indústrias de grande porte, principalmente em área urbana. Através dos modelos atmosféricos é possível realizar estudos e cálculos capazes de descrever fenômenos físicos de determinada região, a partir de variáveis de estado como velocidade do vento, pressão, temperatura e outras. Estes modelos são utilizados para previsão atmosférica, estudos climáticos de escala global como a ação de poluentes na camada de ozônio ou a influência de fenômenos naturais.

“Hoje, a Sudema já está exigindo o estudo de modelagem atmosférica como parte do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) no licenciamento de indústrias e fábricas. E, para que essa condicionante seja respeitada é necessário capacitar quem lida diretamente com essas análises”, ressalta a superintendente da Sudema, Laura Farias.

Durante os três dias de curso sobre fundamentos físicos de dispersão atmosférica de poluentes também serão inseridos temas como modelo pluma gaussiana; efeito aerodinâmico das edificações da indústria sobre a dispersão das chaminés (downwash effect); conceito sobre a altura efetiva de chaminés e fórmulas de cálculo de subida pluma; avaliação dos parâmetros de exaustão para redução da concentração de poluentes no nível do solo; além de exercícios práticos com aplicação de uso de Modelo matemático USEPA-ScreenView.

Em todas as etapas do treinamento serão aplicados testes orientados com exercícios práticos e debates interativos.