João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema representa Paraíba em reunião sobre Conservação de Biodiversidade no Corredor do NE

terça-feira, 26 de abril de 2011 - 17:58 - Fotos: 

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) teve representação no Seminário do Projeto Corredor da Mata Atlântica do Nordeste, que ocorreu nesta terça-feira (26), em um hotel na cidade de Olinda (PE). O ecólogo e coordenador de Estudos Ambientais da Sudema, Jerônimo Villas-Boas, esteve ao lado de outros representantes de órgãos ambientais estaduais e organizações não governamentais.

O encontro, que foi realizado pela Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Aname) e pela Sociedade para Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil), objetivou contribuir para formulação e implementação de políticas públicas para conservação e restauração da Mata Atlântica por meio do projeto de Corredores e reduzir a probabilidade de extinção de espécies que ocorrem na Mata Atlântica do Nordeste. Outras finalidades foram proporcionar modelos de desenvolvimento sustentável, apoiando a criação e implementação de Áreas Protegidas, com destaque para o Complexo Florestal de Murici e Serra do Urubu; e Recuperação Florestal por meio da articulação com o setor sucro-alcooleiro, com o Pacto de Restauração Florestal e com o projeto de carbono.

A área de atuação do projeto está inserida no Corredor de Biodiversidade do Nordeste, também chamado de Centro de Endemismo Pernambuco, que abrange porções dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Este território abriga espécies endêmicas, ou seja, existentes só nesta região do mundo.