Fale Conosco

31 de maio de 2013

Sudema realiza Semana do Meio Ambiente em parceria com OAB



A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realiza, entre os próximos dias 5 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2013. Em parceria com a Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraíba, serão oferecidas palestras e apresentação de painéis em João Pessoa, Campina Grande e Patos. A programação da Semana será encerrada com a III Trilha Fotográfica no Jardim Botânico de João Pessoa.

A abertura oficial do evento será na quarta-feira (5), no auditório da OAB João Pessoa, a partir das 8h, com uma palestra do Promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público, José Farias, sobre resíduos sólidos, e uma mesa de debates com o advogado, mestre em Direito Constitucional e Ambiental, Gutemberg Cabral. A solenidade contará com a participação do coral do projeto Ecomunidade, realizado nas comunidade ribeirinhas do Rio Jaguaribe.

Durante a tarde, serão apresentados painéis sobre meio ambiente e sustentabilidade. O advogado e membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB, Boisbaudran Imperiano, apresenta “Os Desafios do Novo Código Florestal”. Em seguida, Verscijudith Fernandes Moreira, doutora em Direito Ambiental pela Universidade de Salamanca, fala sobre “Águas Residuais e Sustentabilidade”.

Ainda no decorrer da tarde, o diretor técnico da Sudema, Ieure Amaral Rolim, juntamente com o coordenador da Divisão de Fiscalização do órgão, Major Luis Tibério Pereira Leite, e a coordenadora de Educação Ambiental, Karina Massei, encerram a programação com uma apresentação sobre a “Gestão Ambiental na Paraíba”.

Em Campina Grande, os três painéis serão apresentados na manhã da quinta-feira (6), no auditório da OAB, localizado na Rua Vigário Calixto, 945, no Bairro do Catolé. A cidade de Patos recebe, na manhã da sexta-feira (7), os painéis sobre “Águas Residuais e Sustentabilidade” e “Gestão Ambiental na Paraíba” no auditório da Câmara Municipal.

Inscrições – As palestras serão abertas ao público e as inscrições deverão ser feitas através do site da Sudema (www.sudema.pb.gov.br). O número de vagas é limitado e cada pessoa pode se inscrever para participar do evento em apenas uma cidade. Ao término da programação, os inscritos que estiveram presentes poderão retirar o certificado online no mesmo endereço.

Mobilização – Paralelamente às apresentações dos palestrantes, equipes da Sudema realizarão mobilizações em pontos das cidades. Serão visitados a Lagoa do Parque Solon de Lucena e o Busto de Tamandaré, em João Pessoa, o Açude Velho, em Campina Grande, e Rua Manoel Mota, em Patos. Nestes locais, a Unidade de Monitoramento Móvel da Sudema vai realizar uma análise de qualidade da água.

Jardim Botânico – Encerrando as atividades da Semana do Meio Ambiente, o Jardim Botânico de João Pessoa realiza, no sábado (8), a III Trilha Fotográfica, com saídas às 9h e às 14h. Com a temática “Interação Homem x Ambiente”, serão disponibilizadas inscrições em cinco categorias: Crianças (até 13 anos), Jovens (de 14 à 17 anos), Adulto Amador, Adulto Profissional e Fotos de Celular. As inscrições serão realizadas no Jardim Botânico de João Pessoa, no mesmo dia da trilha, mediante preenchimento da ficha de inscrição e entrega da fotografia em formato digital.