Fale Conosco

25 de maio de 2016

Sudema realiza primeira etapa do Projeto de Restauração e Regularização Ambiental do Novo Cariri



Com o objetivo de diagnosticar o processo de desertificação do Cariri paraibano, foi realizado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a primeira etapa do Projeto de Restauração e Regularização Ambiental do Novo Cariri (PRNC). Na ocasião, foi feito um levantamento de 32 unidades amostrais, identificando áreas de Caatinga e os agentes causadores da degradação ambiental.

O Superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho,  destacou que os trabalhos beneficiarão as  atividades voltadas a agricultura.  “Outras políticas públicas são diretamente beneficiadas pelo PRNC, entre elas as ligadas à agricultura familiar, combate e mitigação dos efeitos da estiagem, segurança hídrica, conservação da biodiversidade”, destacou.

Já o Chefe do Setor de Geoprocessamento Sudema, Jancerlan Gomes, explicou a importância do projeto. “Na prática, os resultados do PRNC auxiliarão o Programa de Regularização Ambiental no Âmbito da Paraíba (PRA/PB) a ser efetivado. Garantindo que as propriedades rurais resolvam seus passivos ambientais ao utilizarem técnicas de revegetação adequadas respeitando as especificidades locais”, esclareceu.

As ações aconteceram entre os dias 16 e 24 de maio e tiveram a parceria do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e da Universidade Federal da Paraíba ( UFPB).