Fale Conosco

9 de março de 2018

Sudema realiza mais um curso de Boas Práticas Ambientais



Após dois dias de orientações teóricas do curso “Boas Práticas Ambientais: a reeducação para uma conduta saudável”, realizado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), as 18 pessoas que cometeram infrações ambientais concluíram o curso, com palestras para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa.

No encerramento da 17ª edição do curso, as palestras foram direcionadas aos estudantes de duas turmas de 5º e uma do 4º ano do educandário, que fica localizado no Bairro de Tambiá, em João Pessoa, os infratores aplicaram, por meio de explanações, o que receberam de dicas de cidadania compatível com a natureza nos cinco módulos ministrados pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) e da Divisão de Fiscalização  (Difi) da Sudema, tudo baseado na Lei de Crimes Ambientais n° 9.605 de fevereiro de 1998, que tem a finalidade de limitar as ações humanas na natureza e determina as sanções penais/administrativas derivadas de condutas prejudiciais ao meio ambiente.

Para a aluna Yasmim Kelly dos Santos, do 5º ano A, “as palestras foram boas porque as pessoas nos orientaram sobre como cuidar do meio ambiente, como nunca aumentar o som, pois incomoda os vizinhos, e assim devemos respeitar o meio ambiente”. Já o estudante Samuel Andrade, da mesma turma, destacou que “não devemos jogar lixo nos rios, nem maltratar os animais, e que o som deve ser baixo porque, senão, vai ser multado com muito dinheiro”, disse.

Após proferirem as palestras, os infratores receberam certificados assinados pelos instrutores e diretores da Sudema, além de terem de volta seus equipamentos que haviam sido apreendidos. Ainda nesse semestre está presvisto ocorrer outro curso de “Boas Práticas Ambientais”.