João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema realiza Dia da Faxina para combater mosquito Aedes aegypti

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016 - 10:13 - Fotos:  Secom-PB

Os servidores da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) saíram da sua rotina de trabalho nessa quarta-feira (27) e, numa verdadeira força tarefa, realizaram nas dependências interna e externa da autarquia o Dia de Faxina no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, chikungunya e zika. A ação estabelecida pelo Governo do Estado acontece todas as tardes das quartas-feiras na instituição.

Durante o trabalho, os colaboradores observaram e retiraram os possíveis criadouros do mosquito. “A iniciativa de combate  ao mosquito começa pela nossa casa,  por isso devemos nos unir e contribuir com o governo estadual na tentativa de eliminar o transmissor”,  destacou o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho.

A coordenadora de Educação Ambiental, Taciana Wanderley Cirilo, lembrou que a luta contra o mosquito é todos. “A forma mais eficaz na erradicação do zika vírus, dengue e chikungunya  é eliminar os seus vetores.  Temos que nos unir  e  declarar uma verdadeira guerra  contra  o Aedes aegypti”, concluiu.

Dicas para evitar a proliferação do mosquito:

- Evitar água parada;

- Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios;

- Limpar periodicamente calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água;

- Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos;

- Não acumular latas, pneus e garrafas;

- Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.