João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema quer equilibrar crescimento econômico com a manutenção dos ecossistemas existentes

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 - 18:14 - Fotos: 

Os municípios de João Pessoa, Cabedelo e Conde, no Litoral paraibano, estão em grau avançado na implementação dos Planos de Gestão da Orla Marítima em suas faixas litorâneas. A constatação é da Comissão de Gerenciamento Costeiro (Comeg), vinculada à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), que envolve levantamento de dados para elaboração de um diagnóstico voltado à construção do Plano.

Em fase de conclusão, com aprovação dos comitês gestores, estão os municípios de Mataraca e Lucena, levando em conta os objetivos de uso e ordenamento territorial da orla marítima e a promoção da gestão compartilhada com o Patrimônio da União e municípios.

Uma das diretrizes do plano é pactuar de forma participativa, como forma de equilibrar o crescimento econômico e turístico das áreas com a necessidade de manutenção dos ecossistemas existentes, evitando a contaminação e garantindo o acesso em todos os níveis aos recursos naturais de uso direto.

“A atuação e articulação dos diferentes atores sociais são fundamentais, seja público ou privado, no desenvolvimento de mecanismos de participação e controle social e a valorização de ações inovadoras da gestão integrada do uso dos espaços litorâneos”, destaca Betânia Matos, coordenadora da Comeg.

Alex Márcio, Assessoria de Imprensa da Sudema