João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema promove curso de formação de Gestores Ambientais

quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 11:26 - Fotos: 

A cidade de Campina Grande recebeu, esta semana, os representantes dos municípios integrantes dos Pólos II e III para o curso de formação de Gestores Ambientais, promovido pela SUDEMA e Governo Federal através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, que ocorreu entre os dias 23 e 26, no Hotel Onigrat Express (antigo Ouro Branco).

Na ocasião foram apresentados dois módulos de capacitação com os temas “Como estruturar um órgão ambiental e legislação ambiental”, ministrado pela professora Helena Telino; e “Licenciamento Ambiental e Tipologias”, direcionado pelo professor Antonio Augusto de Almeida. Nos dois módulos as questões ambientais foram discutidas para evidenciar a relação cidadão x meio ambiente, onde o progresso possa ocorrer compativelmente com a sustentabilidade, tanto na realidade do Pólo III, que compreende os municípios das regiões do Sertão, Seridó e Curimataú, quanto do Pólo II das regiões da Borborema, Brejo e Cariri.

Segundo o superintendente da SUDEMA, Luiz Antonio Gualberto, que participou ativamente dos módulos na Rainha da Borborema, os objetivos estão sendo alcançados, “pois já estamos com 64 municípios da Paraíba envolvidos e nossa meta é ampliar esse leque para mais da metade do total das unidades municipais existentes na nossa Federação. Sempre lembrando que esses municípios, onde os impactos ao meio ambiente são sentidos, deverão promover a gestão ambiental por seus próprios poderes, tanto no licenciamento, quanto no monitoramento, e até na fiscalização”, relata.

Os próximos módulos serão ministrados no início do próximo ano, abrangendo todos os Pólos integrantes do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC).

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema