Fale Conosco

13 de março de 2018

Sudema promove capacitação para fiscalização de manejo de aves silvestres



sudema capacitacao para manejo de aves silvestres 1 270x191 - Sudema promove capacitação para fiscalização de manejo de aves silvestresA Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA) da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) promoveu, nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), no auditório do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa, um curso de capacitação intitulado “I Workshop Fauna: Manejo de Aves Silvestres”, direcionado aos quadros de fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba e da própria Sudema, visando difundir conhecimento e unificação de linguagem da técnica de controle e monitoramento da criação em cativeiro de aves de canto da ordem passeriformes (pássaros ou passarinhos).

Na capacitação o destaque foi o Sistema de Cadastro de Passeriformes (SisPass), o qual consiste no cadastramento para pessoa física que deseja manter em cativeiro, sem finalidade comercial, indivíduos das espécies de aves nativas da ordem passeriformes, objetivando a contemplação, estudo e conservação de espécies de pássaros ou para desenvolvimento de tecnologia reprodutiva das espécies. Também nessa capacitação, que foi ministrada pela bióloga Andrezza Amaral, outros temas foram abordados como legislação, proibição, espécies autorizadas, deveres do criador, manutenção dos animais, transporte, treinamento, fiscalização, e outros mais.

A bióloga palestrante destacou que todos os envolvidos nesse trabalho de cadastro e fiscalização devem ter o mesmo foco de atuação. “O conjunto deve difundir as boas práticas de conservação do meio ambiente, e nas atividades fiscalizatórias identificando os crimes ambientais mais rapidamente, proliferando, assim, os conhecimentos entre todos e falando a mesma língua”, explicou Andrezza.

sudema capacitacao para manejo de aves silvestres 3 270x191 - Sudema promove capacitação para fiscalização de manejo de aves silvestresCristiane Dantas, chefe de divisão do setor de fauna da Sudema, lembrou que outro ponto importante apresentado na capacitação das equipes dos órgãos ambientais foi referente aos criadores, que é o cadastramento. “Os órgãos de fiscalização só atuam se os criadores não tiverem feito o cadastro, e, assim, estejam atuando de forma irregular. Portanto, o cadastro objetiva a gestão de informações referentes às atividades de criação amadorista de animais silvestres na Paraíba”, completou.

Serviço – Para o cadastramento, além do serviço on line no agendamento pelo site da Sudema www.sudema.pb.gov.br, o candidato a criador pode obter informações pelo número de telefone (83) 32216161 (horário comercial) ou e-mail ceasudemapb@gmail.com.