João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema poda árvores no Jardim Botânico para garantir segurança

terça-feira, 22 de novembro de 2011 - 12:56 - Fotos:  Secom-PB

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado da Paraíba (Sudema) está podando árvores do Jardim Botânico de João Pessoa (antiga Mata do Buraquinho) que apresentam riscos de tombamento. O trabalho está concentrado especialmente nas áreas próximas à Avenida Pedro II, onde é intenso o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres.

O objetivo, segundo a superintendente Tatiana Domiciano, é garantir a segurança dos pedestres e condutores de veículos automotores e de bicicletas que transitam diariamente pela avenida, no trecho que margeia a Mata do Buraquinho e que vai das proximidades do Hospital Psiquiátrico Colônia Juliano Moreira, no bairro da Torre, até o contorno para a BR-230, próximo à Rádio Tabajara.

“Essa é a primeira vez que o Jardim Botânico recebe serviço especializado de poda de contenção das copas das árvores com risco de tombamento”, comenta Tatiana, lembrando que, mesmo tendo sido criado há mais de dez anos, em 28 de agosto de 2000, o parque não vinha tendo a atenção devida por parte das autoridades encarregadas de sua preservação.

Acidentes – O resultado da falta de ações corretivas, agravada pela idade avançada de algumas espécies de árvores, segundo lembrou a superintendente da Sudema, foi a ocorrência de uma série de acidentes registrados desde o ano de 2004, entre eles o da queda de uma árvore que matou um casal que transitava de moto pela Avenida Pedro II.

Em 2007, a queda de um galho de árvore causou um grande congestionamento no trecho da “Santinha”, pouco depois do cruzamento com a Avenida Rui Barbosa; em 2009, a queda de uma árvore causou a interdição das três faixas da Pedro II; em 2010, o tombamento de um grande galho interditou a via, e neste ano de 2011, a queda de uma árvore provocou a destruição de uma motocicleta e a interdição do trânsito em duas faixas da pista, a 200 metros da guarita de entrada do Jardim Botânico.

A determinação da Superintendência da Sudema é que os serviços de poda sejam realizados com a maior eficiência possível após um período de chuvas.

Atenção especial – Os trabalhos de poda de contenção no Jardim Botânico de João Pessoa foram iniciados na sexta-feira (18) e a previsão de encerramento é o dia 18 de dezembro. Nesse período, conforme Tatiana Domiciano, algumas atividades necessitarão da interrupção parcial da Avenida Pedro II, o que ocorrerá apenas nos fins de semana, para que se evite transtornos ao fluxo de veículos e de pedestres.

A superintendente da Sudema ressalta, entretanto, que é necessária uma atenção especial dos condutores de veículos, e também dos ciclistas e pedestres, durante todo o período de execução do serviço.