Fale Conosco

11 de maio de 2012

Sudema participa de vistoria conjunta do Projeto Orla em Mataraca



Técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) participam, nesta sexta (11), da vistoria conjunta do Plano de Gestão Integrada (PGI) do Município de Mataraca. O PGI contém indicações e orientações sobre a gestão e ocupação dos espaços marítimos, com enfoque nas áreas do Patrimônio da União. Desde que Mataraca aderiu ao Projeto Orla, várias ações são realizadas com intuito de reordenar a orla da região.

A ação também envolve técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de representantes da Coordenação Nacional do Projeto Orla. Durante a vistoria serão avaliadas as ações descritas no PGI. Os profissionais também irão a campo vistoriar o desenvolvimento do Plano.

Projeto Orla - O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima surgiu no ano 2000 como uma ação inovadora no âmbito do Governo Federal. Ele é conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental, e pela Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.  O Projeto Orla busca desenvolver uma política nacional que harmonize e articule as práticas patrimoniais e ambientais com o planejamento de uso e ocupação do espaço que constitui a sustentação natural e econômica da Zona Costeira.