João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema participa de seminário com comunidades de terreiros de João Pessoa

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 15:39 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

Com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) participou, no último final de semana, do I Seminário de Políticas Públicas voltadas às Comunidades de Terreiros do Município de João Pessoa. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de janeiro, no Litoral Hotel, no Cabo Branco.

Durante o evento, foram definidas e aprovadas, por unanimidade, algumas deliberações que devem nortear a implementação de políticas públicas voltadas a essas comunidades, a partir do Mapeamento de Terreiros do Município de João Pessoa, realizado pela ONG Casa de Cultura Ile Asé d’Osoguiã.

No segmento meio ambiente e sustentabilidade, ficou definida a promoção de oficinas elaboradas pela Sudema e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Casa de Cultura IAO, destinadas a líderes dos terreiros, babalorixás e yalorixás, no intuito de formar agentes multiplicadores para atuar na educação ambiental e na preservação dos espaços naturais.

A parceria entre Sudema e Semam proporcionou também o desenvolvimento de uma cartilha para as comunidades de terreiros, por meio da criação de um projeto de educação ambiental e desenvolvimento sustentável nos terreiros e no entorno, gerando renda para a comunidade e garantindo melhor qualidade ambiental.

Também ficou definida a intenção de promover políticas que assegurem a criação, o estabelecimento e a manutenção de reservas ambientais, rurais, urbanas e herbários etnobotânicos. O objetivo é guardar e proteger os ecossistemas, como patrimônios inalienáveis e de importância vital para a sociedade, além de garantir o desenvolvimento do plantio de árvores sagradas e a produção de folhas e ervas de uso medicinal e sagrado.

Fórum – O I Seminário de Políticas Públicas voltadas às Comunidades de Terreiros do Município de João Pessoa serviu como base para a implementação do Fórum Estadual das Religiões de Matrizes Afro-brasileiras e Afro-indígenas.

O seminário teve o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), e do Fundo Municipal de Cultura. Membros das comunidades de terreiros de matrizes africanas – umbanda, jurema e candomblé – do Estado da Paraíba, além de convidados e representantes das três esferas do governo estiveram presentes.