João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema orienta população para compra de lenha em pontos licenciados

terça-feira, 21 de junho de 2011 - 12:30 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

As pessoas que forem comprar lenha para a tradicional fogueira junina, devem exigir do vendedor a autorização de comercialização emitida pela

Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Até a manhã desta terça-feira, somente oito comerciantes já havia adquirido a licença, cujo prazo se encerra às 13h desta quarta-feira (22).

A madeira negociada por esses comerciantes é originária de árvores frutíferas ou exóticas, que não têm proteção da legislação ambiental, ou é lenha certificada retirada de área de manejo. Segundo Lincoln Barros Veras, engenheiro agrônomo da Sudema, exitem hoje 50 planos de manejo legalizados na Paraíba para corte de lenha destinada a padarias, por exemplo. Ele lembra que o cidadão só deve adquirir lenha dos vendedores autorizados.

O técnico explica que a Sudema viabiliza uma autorização diferenciada para vendedores que comercializam a lenha como meio de sobrevivência. “Eles informam à Sudema de onde extraem a lenha e é fornecida uma licença também para o transporte”.

O trabalho de fiscalização é feito em parceira com a Polícia Militar Ambiental. Em Campina Grande, onde é promovido o “Maior São João do Mundo”, há dois anos é desenvolvido um trabalho conjunto de conscientização das pessoas em relação à proteção de árvores em geral.

Novidade – Este ano, a instituição promove a conscientização da população sobre os cuidados com o manuseio de fogos e fogueiras com uma campanha feita através das redes sociais. O anúncio é inspirado na literatura de cordel e distribuído através de Twitter, Orkut e Facebook.

A campanha traz o slogan “Festejos juninos e cuidados ambientais – Curta as Festas, mas se cuide!”. A intenção é alertar sobre os riscos do uso de fogos nas áreas próximas a hospitais, asilos e parques. A Sudema aconselha que as fogueiras não sejam colocadas sobre o asfalto, abaixo de árvores ou fiação elétrica.