Fale Conosco

11 de janeiro de 2013

Sudema leva projeto Nossa Praia à Pitimbú e Jacumã



O projeto Nossa Praia, desenvolvido pela Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema), tem ações neste sábado (12) em duas praias do Litoral Sul. Pela manhã, na praia de Pitimbu, e à tarde na praia de Jacumã, no município do Conde. As atividades começam às 8h30.

A capacitação direcionada a moradores é promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda), em parceria com a Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA), a Divisão de Fiscalização (Difi) e o Setor de Resíduos Sólidos da Sudema. O projeto Nossa Praia 2013 tem o objetivo de garantir a preservação das praias do litoral paraibano e assegurar a qualidade de vida dos visitantes.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Karina Massei, informa que as linhas principais de ação são no sentido de estabelecer parcerias com os municípios litorâneos para capacitar e formar agentes multiplicadores quanto as temáticas sobre o gerenciamento e acomodação dos resíduos sólidos. A iniciativa visa também evitar a poluição sonora.

Além destas ações, a Unidade Móvel de Monitoramento das Águas e a equipe de Educação Ambiental estão executando análises de água ‘in loco’, nos municípios, e conscientizando a população.  Placas informativas de balneabilidade são fixadas em pontos estratégicos nas praias para que os banhistas tenham informações regulares das condições da água.

Em dias úteis, as equipes estão visitando comunidades litorâneas para capacitar os moradores, visando orientá-los nas boas práticas ambientais. Entre as novidades do projeto Nossa Praia neste ano estão o combate à poluição sonora e a colocação de placas informativas sobre a balneabilidade das praias. Neste sábado, os turistas também serão abordados pelos técnicos da Sudema, que vão repassar instruções sobre a importância de manter as praias limpas.