João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema leva para escolas projeto de conscientização da gestão dos resíduos sólidos

segunda-feira, 24 de novembro de 2014 - 17:56 - Fotos: 

Dando continuidade ao projeto ‘Sudema na Escola é Toda Semana , na última sexta- feira (21), os estudantes do 9° ano da Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia, no município de Cabedelo, tiveram um dia diferente. Técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) realizaram palestras e dinâmicas na escola com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da correta gestão dos resíduos sólidos. O projeto teve início na cidade de Patos e contempla também escolas do município de João Pessoa e Lucena.

A estudante Jéssica Larissa Silva, 15 anos, falou da importância do projeto dentro da escola. “Não sabia que existia uma Política Nacional de Resíduos Sólidos. Muitas vezes joguei o lixo em locais não apropriados e hoje sei que prejudiquei o meio ambiente. Mas agora vejo a importância da coleta seletiva e gestão dos resíduos para a preservação ambiental”, frisou a estudante.

A coordenadora do setor de Educação Ambiental da instituição, Karina Massei, explicou que o envolvimento dos estudantes em processos educativos na nova política de resíduos vai além da capacitação técnica. “O processo participativo pode propiciar às pessoas e às comunidades uma reflexão contextualizada sobre a realidade e proporcionar formação e capacitação para organizações coletivas democráticas. Nos processos grupais, a participação, quando existe de fato, é necessariamente educativa”, explicou.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010) estabelece a educação ambiental como um dos instrumentos metodológicos  na elaboração dos planejamentos relacionados aos resíduos sólidos. A lei integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental.