Fale Conosco

1 de setembro de 2016

Sudema lança cartilha sobre preservação ambiental para estudantes da rede pública



Educar e preservar. Foi com esses objetivos que o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), elaborou uma cartilha educativa com os principais conceitos da educação ambiental e da sustentabilidade. O material traz ilustrações, passatempos e jogos onde são discutidas ações como separação adequada dos resíduos sólidos, reciclagem e coleta seletiva. A iniciativa tem como alvo, alunos da rede pública de ensino que são contemplados nos programas desenvolvidos pela Coordenadoria de Educação Ambiental da autarquia.

O Superintendente do órgão, João Vicente Machado Sobrinho falou sobre o assunto. “A Sudema compreende que a educação ambiental é a ferramenta fundamental no processo de transformação e conscientização social sobre as questões ambientais. O nosso intuito é formar cidadãos esclarecidos sobre a importância da sustentabilidade ambiental e da preservação do meio ambiente. Visamos que as crianças e jovens abracem a causa e sejam os multiplicadores das boas práticas ambientais”, frisou.

De acordo com a coordenadora do setor da Educação Ambiental da Sudema, Taciana Wanderley o material traz uma linguagem divertida objetivando mais êxito na assimilação do conteúdo. “Acreditamos que os conhecimentos são absorvidos de forma mais eficaz quando eles são repassados de forma lúdica, por isso, quando pensamos no desenvolvimento desta cartilha procuramos discutir as questões ambientais por meio de jogos, onde as crianças brincando pudessem ficar atentas às questões como preservação da natureza”, explicou.

Durante os primeiros meses do ano, mais de cinco mil pessoas participaram de ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Sudema. Destacando-se os projetos: Sudema na Escola, Educar para Preservar, Praia Limpa Verão Rico,  Oficina de Sabão ecológico e reciclagem com Peti, Capacitação para professores, Curso de Boas Práticas. Todas as ações visam, por meio da educação ambiental, trabalhar a valorização e a capacitação de todos envolvidos, fortalecendo a inclusão social, como também a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável.