Fale Conosco

29 de novembro de 2012

Sudema forma multiplicadores de educação ambiental nas comunidades de terreiros



A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realiza neste sábado (1º) um workshop sobre meio ambiente e práticas sustentáveis para comunidades de matriz afro-brasileira. O evento, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e federações de religião afro-brasileiras, acontece das 8h às 12h, no Jardim Botânico de João Pessoa.

A iniciativa visa formar agentes multiplicadores nas comunidades de terreiros da Capital para disseminar práticas que não agridam o meio ambiente e respeitem a cultura, atuando na educação ambiental e na preservação dos espaços naturais.

Durante o workshop, vai ser lançada uma cartilha sobre práticas sustentáveis e meio ambiente para religiões de matriz afro-brasileira, fruto de um projeto iniciado em março deste ano e que é pioneiro no Estado. Na cartilha serão apresentados conceitos sobre educação ambiental, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, noções gerais sobre crimes ambientais, os resíduos e o tempo de decomposição, além de propostas de práticas sustentáveis.

No evento também será realizada uma oficina que vai trabalhar com materiais que não agridam o meio ambiente, incentivando religiosos e simpatizantes das religiões afro-brasileiras a adotarem práticas ecologicamente corretas durante a preparação das oferendas para homenagear, cultuar e saudar suas divindades.

Ainda como parte do projeto, desenvolvido por meio da parceria de órgãos estaduais e municipais com as federações religiosas, vai ser lançada a campanha “Lixo não tem axé, em busca da sustentabilidade pela fé”. A campanha tem por objetivo amenizar o impacto ocasionado nos mares, principalmente, em consequência do Dia de Iemanjá, comemorado em 8 de dezembro.