João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema estrutura Jardim Botânico para visitação e passeio guiado em trilhas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011 - 15:02 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O Jardim Botânico reabrirá nesta segunda-feira (28) a visitação guiada em trilhas. Uma solenidade marcada para as 9h vai reativar esses passeios ecológicos com percursos interpretativos destinados a estudantes, grupos de terceira idade e o público em geral.

O Jardim Botânico está localizado na Mata do Buraquinho, em João Pessoa, e é considerado um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do País. É uma instituição que mantém coleções documentadas de plantas diversas, possui flora e fauna nativas e tem a finalidade de dar suporte a atividades de pesquisa, fomentar a conservação, promover educação ambiental e lazer contemplativo.

Sob a gestão do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Jardim Botânico passará a receber turistas, pesquisadores e toda comunidade local para usufruir desse espaço de maneira segura e orientada.

Condutores ambientais foram recrutados e capacitados para guiarem os visitantes nas trilhas. Cada percurso foi montado para atender as características e necessidades de todos os grupos que visitam o JB, com variados graus de dificuldade, incluindo abordagem de temas referentes aos recursos naturais que a mata oferece.

Os percursos abrangem sete das 12 trilhas que somados chegam a mais de 4km de extensão. Algumas trilhas possuem uso exclusivo para atividades de pesquisa, segurança e manutenção.

A Sudema elaborou a sinalização para identificação das espécies, das trilhas e dos demais espaços existentes. O Jardim Botânico será divulgado em material impresso como folder bilíngüe e cartazes em toda rede hoteleira e nas instituições de ensino. Os impressos informarão os horários de visitação que serão de terça-feira a sábado, das 8h às 17h.

Serão oferecidas oficinas de reciclagem com orientação sobre reaproveitamento de materiais e jardinagem. As oficinas devem ser previamente agendadas, assim como toda visitação de grupo.